sábado, 18 de dezembro de 2010

Estatal confirma mais óleo leve
em Tupi e contesta “sócia” BG


A Petrobrás confirmou, na quarta-feira (15), o potencial de óleo leve (28º API) nos reservatórios do pré-sal de Tupi e Iracema, na Bacia de Santos, com a perfuração do décimo primeiro poço (Tupi W), do total de treze programados.

Segundo a estatal, as informações neste poço e nos demais confirmam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi.

Na semana anterior, a Petrobrás reteirou as estimativas antes divulgadas de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Tupi e Iracema (Bloco BM-S-11) e de 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Guará (Bloco BM-S-9), contestando “na qualidade de operadora” as estimativas divulgadas por “sócia” britânica BG Group (BG) no consórcio para exploração do BM-S-11.

Não é a primeira vez que a BG especula com o pré-sal brasileiro e é contestada pela Petrobrás. No início de novembro, com sua produção em queda e afundada no desastre ecológico que provocou no Golfo do México, a múlti divulgou nota elevando as estimativas nos referidos campos para 10,8 bilhões de barris para valorizar suas ações na bolsa.
HP

Nenhum comentário: