quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Investir é o que faz crescer e ter emprego no país, diz Dilma
“Foi esse sentimento de mudança e avanço que fez o povo eleger uma mulher”, afirmou
na diplomação do TSE

No discurso de diplomação feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira (17, a presidente da República eleita, Dilma Rousseff, comprometeu-se com a continuidade dos investimentos no país que são “tão necessários ao crescimento e ao emprego”.
A presidente disse também que manterá a estabilidade da economia e ressaltou que sabe da responsabilidade que é “suceder um governante da estatura do Presidente Lula”. “Quanto orgulho temos os brasileiros e as brasileiras de ver um homem do povo conduzindo o país para um momento de tão extraordinário avanço social e econômico”, afirmou Dilma.
Os diplomas foram entregues pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, que desejou boa sorte à Dilma e a Michel Temer. “Procedo à entrega do diploma à primeira presidenta da República eleita”, disse Lewandowski, antes de entregar diploma nas mãos de Dilma. Ele fez o mesmo pronunciamento em relação ao vice-presidente Michel Temer.
O texto do diploma de Dilma e do vice (mudam apenas os nomes) tem a seguinte redação: “Pela vontade do povo brasileiro, expressa nas urnas em 31 de outubro de 2010, a candidata pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Vana Rousseff, foi eleita presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma, que a habilita à investidura do cargo perante o Congresso Nacional no dia 1º de janeiro de 2011, nos termos da Constituição”.
Dilma, que durante a eleição fez críticas à visão neoliberal que propugnava por cortes de gastos, arrocho salarial e privatizações, destacou que as eleições “propiciam o debate das grandes questões nacionais e o debate de um projeto para o futuro do país, permitindo o julgamento soberano do eleitor”. A vitória de Dilma confirmou o caminho do desenvolvimento, da inclusão social e da prioridade para o mercado interno. “Este julgamento, que já levou importantes estadistas e diferentes lideranças ao posto mais alto da República, experimentou nos últimos anos a esperança e a ousadia ao levar um trabalhador à Presidência da República”, afirmou. “Sem sombra de dúvida é uma imensa emoção. É uma grande emoção tanto do ponto de vista da minha trajetória política e de minha situação como mulher brasileira. Nós conquistamos no Brasil um processo excepcional”, disse Dilma.
“E foi esse mesmo sentimento de mudança e avanço que fez o povo eleger agora uma mulher presidenta”, prosseguiu. “Para além de minha pessoa, esse fato demonstra a crescente maturidade da nossa democracia. Esse fato rompe com preconceitos, desafia os limites e enche de esperança um povo sofrido e também de orgulho às mulheres brasileiras. Esse povo sofrido é um povo também de elevada autoestima, de enorme disposição de trabalho, cheio de esperança de um futuro que já começou a chegar”, completou Dilma.
Cerca de 250 pessoas foram convidadas para a cerimônia. Entre elas estavam vários ministros de Estado, chefes militares, lideranças políticas, o presidente do Senado, José Sarney e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Depois da cerimônia, Dilma e Temer receberam os cumprimentos dos convidados. A cerimônia de posse de Dilma e de Michel Temer será no dia 1º de janeiro, a partir das 14h, na Esplanada dos Ministérios.
 HP

Nenhum comentário: