quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Belo Monte: desenvolvimento com preocupação ambiental e social




Vitória do setor energético brasileiro, o projeto da hidrelétrica de Belo Monte teve como eixos centrais a preocupação em minimizar os impactos ambientais e o desenvolvimento econômico e social da região. Segundo afirmou Lula nesta quinta-feira (26/8), na cerimônia de assinatura do contrato de concessão da Usina Hidrelétrica Belo Monte, o projeto se tornou um sonho possível a partir do momento em que a população percebeu a preocupação do governo com a manutenção do equilíbrio socioambiental.
Na medida em que a gente começa a compreender que a questão ambiental não é uma questão secundária como a gente tratou durante muito tempo e que nós precisamos levar a sério essa questão ambiental, nós passamos a compreender que era possível fazer um projeto melhor, mais adequado, e tivemos mais gente do nosso lado, tivemos mais gente compreendendo.
Lula lembrou aos presentes que o governo criou um grupo de trabalho para que a seja apresentado às pessoas que serão afetadas direta ou indiretamente pela construção da hidrelétrica o que elas irão receber com o benefício do projeto.
Na medida em que a gente apresente esses dados concomitantemente e a gente comece a fazer as duas coisas simultaneamente, as pessoas vão perceber que nós não as estamos enganando, que nós estamos trabalhando sério na questão do desenvolvimento social, que nós estamos partilhando os benefícios que o Estado vai receber com o desenvolvimento com aqueles que ocupavam as áreas que nós vamos precisar ocupar.
Ouça aqui a íntegra do discurso do presidente:



O presidente ressaltou que a assinatura do contrato de concessão das obras é uma vitória da diplomacia do setor energético brasileiro, que resolveu conversar mais do que brigar, do governo e sobretudo do estado do Pará e afirmou que, quando estiver funcionando, Belo Monte vai permitir que todos os medos e boatos sobre a construção da hidrelétrica sejam desmistificados. A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Guerra, compartilha da mesma visão e acredita que as pessoas compreenderam a importância do projeto para o país. “Belo Monte não é um empreendimento que gera energia, mas sim um empreendimento que gera desenvolvimento ao Brasil”, disse a ministra.

Nenhum comentário: