quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

JPMDB destaca principais ações do governo Cabral


Em encontro com a militância de diversas cidades na sede do partido na noite de terça (10/12), o núcleo jovem enumerou diversos avanços promovidos no estado
debate 005A chegada de 36 UPPs às comunidades cariocas, beneficiando 1,5 milhão de moradores; a instalação de 52 UPAs 24hs em todas as regiões, totalizando 28 milhões de atendimentos; e de 37 Centros de Vocação Tecnológica (CVTs), formando jovens que hoje ocupam 200 mil postos de trabalho no estado do Rio foram algumas das ações do Governo do Estado destacadas na noite de terça-feira (10/12) em debate que reuniu cerca de 100 representantes da Juventude do PMDB, na sede do partido no Rio.
O objetivo do encontro, que contou com a presença do presidente nacional da Juventude, Marco Antonio Cabral, do secretário estadual de Habitação, Rafael Picciani, e dos subsecretários de estado da região Metropolitana, Cristiane Amaral, e do interior, Edilson Silva, foi apresentar as conquistas do Governo, em diferentes áreas e regiões, e de que forma elas estão mudando a vida de milhares de pessoas no estado.
“Estamos trazendo informações para estimular a reflexão sobre o que foi feito para que todos possam conhecer um pouco melhor cada um de nossos programas. Se cada um refletir sobre os acontecimentos que mudaram suas vidas, com certeza chegarão a conclusão de que foi para melhor”, afirmou Rafael Picciani, fazendo um comparativo entre o atual momento e a situação encontrada por Sérgio Cabral. “A falta de segurança no Rio, afastava os turistas, diziam que esse era um problema sem solução. O governo do PMDB enfrentou facções criminosas, inclusive as milícias, e devolveu ao Rio a credibilidade e a capacidade de investimentos. Tirou do papel obras que eram aguardadas há 40 anos, como o Arco Metropolitano, graças às parcerias estabelecidas e  à gestão eficiente”, disse o secretário.
Entre as ações da Habitação, Picciani citou a conclusão de 1.260 apartamentos para famílias de seis comunidades com pior IDH do Rio, numa das áreas mais valorizadas da cidade, a do antigo presídio da Frei Caneca, próximo à Cidade Nova, e obras de infraestrutura em antigas áreas de ocupação, que estão recebendo, a exemplo de bairros de cidades como Três Rios e Queimados, suas primeiras Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
Marco Antonio Cabral falou sobre as melhorias na Educação como o aumento de 40% no salário base dos professores e a instalação de ar condicionado em 86% das escolas durante a gestão de Sérgio Cabral, e lembrou o bom desempenho dos alunos da rede estadual nas comunidades com UPPs. “O Rio foi o melhor no Enem em 2012 entre todos os outros estados e teve também a melhor taxa de rendimento. Esse governo foi responsável por tirar o estado da inércia, colocando-o em movimento”, disse ele, ressaltando que o Rio é o estado brasileiro que mais recebe investimentos privados e do governo federal e que tem um dos mais importantes calendários de eventos do mundo.
Segundo o presidente da Juventude nacional, em 2005 foram investidos R$ 19 milhões em infraestrutura das escolas estaduais, número que a partir de 2007 – primeiro ano da gestão de Sérgio  Cabral – passou a ser em média R$ 100 milhões/ano. Ainda de acordo com Marco Antonio, 41 novas escolas foram construídas, a partir de 2007.
A ampliação do Hospital Estadual Alberto Torres, referência em traumatologia no estado, a construção do Hospital da Mãe, ambos em São Gonçalo; a linha 3 do metrô; obras de saneamento e urbanização por meio dos programas Asfalto na Porta e Bairro Novo, assim como a construção e reforma de reservatórios de água foram alguns dos   investimentos elencados pela subsecretária estadual da região Metropolitana, Cristiane Amaral, durante o encontro.
Já Edilson Silva, destacou o fortalecimento do interior nos últimos anos. “Hoje o interior é responsável por 55% da receita bruta do estado. Temos 94 obras de grande porta nas cidades fluminenses, como a implantação do Condomínio Industrial de Miguel Pereira”, disse Edilson, citando os investimentos por região.
De acordo com Jéssica Ohana, presidente estadual da Juventude, que mediou o debate ao lado do vereador de Miguel Pereira, Marcos Magalhães, esse é o primeiro de outros encontros que serão promovidos para esclarecer melhor as diversas ações e frentes de obras do Governo Estadual.
“Faremos outros encontros sobre áreas específicas, como a Saúde, para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre a atuação deste governo que está mudando a realidade de nosso estado”, disse Jéssica, agradecendo a presença da militância, principalmente dos que vieram de localidades distantes como a região Noroeste do estado.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: