BRASIL PRA FRENTE

BRASIL PRA FRENTE!
O RIO DE JANEIRO DE PÉ PELO BRASIL!





















segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Contraponto 12.916 - "O que está por trás da denúncia da Globo contra o STF"



15/12/2013

O que está por trás da denúncia da Globo contra o STF


Ninguém acredita nos bons propósitos da Globo

Do Facebook - Paulo Nogueira

Ninguém acredita nos bons propósitos da Globo

Paulo Nogueira

Ninguém acredita nos bons propósitos da Globo

É tanta a má fama da Globo que mesmo quando ela dá uma informação de alto interesse público muita gente desconfia de má fé.

Aconteceu hoje, quando o jornal deu a notícia de que o STF vem recebendo mais recursos públicos do Estado do que deveria por conta de números inflados em seu plano médico.

A União subsidia parte do plano. O STF passou ao governo uma quantidade errada – para cima, naturalmente – de beneficiários. Isso vem significando milhões de reais em dinheiro público canalizado equivocadamente para o STF.

Segundo o Globo, o problema ocorreu na gestão nos dois últimos presidentes, ambos seus queridos amigos, Ayres Britto e Joaquim Barbosa.

O que o Globo poderia estar querendo ao veicular ao publicar uma coisa tão ruim ao Supremo?
Uma versão que corre é que a real intenção é pressionar a ministra Rosa Weber. A tese foi primeiro levantada por uma das figuras mais intrigantes da internet brasileira, Stanley Burburinho.
Ao fuçar no site do STF, Burburinho viu que Rosa será a relatora do processo que envolve a corrupção tucana no metrô de São Paulo.

Ele associou isto à informação que o Globo trouxe segundo a qual Rosa fora avisada dos números inflados. (Joaquim Barbosa também foi comunicado, mas isso não deteve as especulações.)
Na blogosfera, a tese de Burburinho foi intensamente abraçada, depois de publicada no site Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim.

Quanto a mim.

Pessoalmente, não acredito.

A Globo é demasiadamente concentrada em si mesma para pressionar alguém em nome de quem seja fora da família Marinho.

Verdade que a mídia corporativa faz coisas inacreditáveis. No âmbito mesmo do STF, a Folha deu uma chacoalhada em Ayres Britto depois que ele revogou a Lei de Imprensa da era militar e rascunhava algumas coisas em troca.

Ayres Britto acusou o golpe, e o resultado é que a sociedade simplesmente perdeu o direito de resposta. Devemos essa aberração ao jornal a serviço do Brasil, aspas e pausa para rir.
Posso aceitar até que o Globo tenha mandado um recado ao STF ao publicar a apropriação indevida de dinheiro do contribuinte.

Mas o beneficiário teria que ser ela mesma.

Esta é a cultura, esta é a alma da Globo – servir a si própria.

Não rejeito a tese do recado. Mas duvido que a Globo estique os braços para ajudar um partido que está morrendo à míngua de causa e de votos.

A Globo quer expulsar, por exemplo, o El País, que colocou no ar um site em português para atuar no mercado brasileiro.

Vigora no Brasil uma ridícula, obsoleta, anticapitalista reserva de mercado para a mídia.

Faz mais nexo a Globo estar avisando o STF de que, caso a questão do El País vá dar lá, é bom que os juízes se comportem direitinho.
http://contrapontopig.blogspot.com.br

Nenhum comentário: