segunda-feira, 13 de abril de 2020

REFLEXÕES DO PAPA FRANCISCO. Páscoa 2020 Mensagem do Papa Francisco







REFLEXÕES DO PAPA FRANCISCO.
A Mensagem do Papa Francisco para que reflitamos sobre o que precisamos mudar em nós e nosso planeta.
O egoísmo, o individualismo, a ganância, as guerras, a miséria, a FOME que esse sistema tem gerado.
Penso que não podemos admitir mais isso, principalmente em um Brasil rico como o nosso.
Quantas vezes ouvi muitos dizerem, até cristãos, católicos, "vagabundos vai capinar um quintal", "preguiçosa, porque não procura uma faxina", "não trabalha porque não quer", "tem que jogar bombas nas favelas e matar todos", "bandido bom é bandido morto", "acabar com direitos humanos" e outras expressões preconceituosas, de racismo econômico e social.
Hoje vemos milhões de famílias "morando" em condições precárias, como as que estão beirando as linhas dos trens.
Não podemos mais admitir que nossos idosos fiquem sem seus remédios, porque não tem dinheiro para comprar.
Essa situação nos mostra o quanto é injusto, maldoso, os hospitais públicos estarem na situação precária em que estão. Ao mesmo tempo nos empurra para os planos de saúde privados, caríssimos para que se tenha uma assistência. Imagina um aposentado, e são poucos, ou um assalariado que ganha quatro mil reais, pagar seiscentos, oitocentos, mil reais ou mais desses planos.
E a educação pública precarisada propositalmente para favorecer as escolas, universidades particulares, que só visam lucros. NÃO PODEMOS MAIS PERMITIR QUE ISSO CONTINUE.
Aqui no Estado do Rio de Janeiro são cerca de QUATRO MILHÕES DE MISERÁVEIS, irmãos e irmãs brasileiros(as), sobrevivendo.
Deus com essa pandemia nos mostra que não podemos mais conviver com isso, fechados em nosso egoísmo. Não adianta apenas distribuir cestas básicas, comidas as mais pobres. Isso é caridade passiva. Dom Hélder Câmara, que está para ser proclamado santo, nos ensinou porque existe a pobreza e quem são os responsáveis.
Os homens e mulheres maus estão desesperados porque seus lucros, suas igrejas de negócios estão perdendo a arrecadação.
O Papa Francisco nesta mensagem nos conclama a ver e não mais concordar com essa situação.
Jesus ressuscitado ao aparecer diante dos apóstolos os encoraja a sair pelo mundo a pregar o amor, a solidariedade. E assim eles fizeram e dos doze apóstolos, já incluindo Paulo, onze foram assassinados pelos opressores, pelos egoístas, apenas João morreu de velhice. Mas nenhum deles se acorvardou ou se omitiu diante da miséria imposta.
Jesus, filho de Deus, conviveu com os miseráveis, pobres. Em nenhum momento Ele disse que os miseráveis que se conforme com a miséria e nem disse "vagabundos vá procurar um quintal para capinar", "vá fazer uma faxina", ou "bandido bom é bandido morto". Muito pelo contrário, curou e levantou a autoestima daquela gente que o Império romano sanguinário, junto com os "doutores", fariseus do Templo os submetiam.
O mundo que irá emergir, como disse o Papa Francisco, tem que ser um mundo completamente do que até aqui estávamos acostumados e nos permitindo viver.
O mundo da mentira, do egoísmo, do consumismo, dos shoppings, das vaidades, dos carros novos das roupas e calçados de marca e outras baboseiras dizendo que isso era a nossa "felicidade".
Esses conceitos, próprios da sociedade capitalista, como disse o Papa Francisco, levou e leva centenas de pessoas ao suicídio, a adoecer suas almas, as desavenças familiares, a sociedade ficou doente de espírito e de corpo.
Por que fabricar armas como disse o Papa? O que nos acrescenta? Recentemente vimos gestos de políticos fazendo "arminha".
Precisamos é gestos de solidariedade, de amor ao próximo. Como retirar as famílias que estão morando na beira da linha do trem, de garantir remédios gratuitos para os idosos, transporte coletivos dignos, hospitais bem equipados, assim como escolas, universidades. Precisamos de gestos cristãos de gerar rapidamente milhões de empregos, fortalecer as indústrias nacionais, como vimos agora, ter que importar máscaras. Será que não temos capacidade de produzir máscaras? O que foi feito é que propositalmente faliram milhares de indústrias nacionais e não foi só com esse governo.
O Papa Francisco conclama aos políticos, homens do poder que pensem e hajam em defesa da maioria do povo principalmente dos mais pobres.
E se estes não fizerem que os retiremos do poder rapidamente, é um direito nosso nos rebelarmos contra as injustiças, assim nos ensinou Jesus e nos ensina o Papa Francisco.
É hora de mudanças e só nós criaturas de Deus podemos fazer. Construir um mundo onde todos seres humanos, de todos os continentes, possam usufruir das riquezas deste planeta e da ciência, da tecnologia que nos é dada por Deus.
Remédios, roupas, comida, trabalho, tecnologia, educação, hospitais, segurança, cultura, lazer não pode visar lucros. É um direito todos viverem com dignidade e respeito. Preservando inclusive a natureza, os ecossistemas, assim tem nos ensinado o grande Papa Francisco.
Pensemos sobre sua mensagem.
Amém.


Aylton Mattos.
Cidadão brasileiro.


Movimento Getulista

Nenhum comentário: