domingo, 19 de abril de 2020

HOMENAGEM DE TRANCREDO AO PRESIDENTE GETULIO VARGAS


Logo após as eleições de 3 de outubro de 1954 – para o Legislativo e o governo de 11 Estados – o deputado Tancredo Neves subiu à tribuna da Câmara para homenagear o presidente Getúlio Vargas.

Tancredo, na época com 44 anos, fora o ministro da Justiça de Getúlio. Na noite que precedeu ao martírio do presidente, durante a reunião ministerial, ele defendera a resistência ao golpe udeno-lacerdista. Uma testemunha relatou depois como, encerrada a reunião, Getúlio, já subindo as escadas do Palácio do Catete em direção ao quarto, voltou-se de repente e, entregando a Tancredo sua caneta Parker 21, disse: “para o amigo certo das horas incertas”. Era a despedida. Dali a algumas horas, os golpistas seriam marcados para toda a vida com a sua própria infâmia.

Nos meses seguintes, Tancredo manteve-se em silêncio. Foram meses em que Lacerda, enquanto se aproximava a data das eleições, gritava por um “regime de exceção” e o vice-presidente que assumira o governo, Café Filho, nomeava um ministério de golpistas - com uma notável exceção, que seria decisiva: o ministro da Guerra, general Henrique Batista Duffles Teixeira Lott.

Os golpistas sabiam que eram uma minoria entre a oficialidade, apesar do espalhafato, paralisante para a maioria, que promoveram nos meses anteriores. Por isso, depois da morte de Getúlio, quando tudo ficou mais claro, não se atreveram a colocar um dos seus à frente do Exército – e saíram derrotados das eleições de 1954, o que fez Lacerda berrar outra vez pelo golpe antes das eleições presidenciais, marcadas para 3 de outubro do ano seguinte.

Nessa situação, Tancredo decide falar sobre Getúlio Vargas.

Algumas coisas poderiam ser ditas sobre esse discurso, um dos mais memoráveis da história do país. Uma delas é que a Escola Superior de Guerra (ESG) de hoje não é a mesma daquela época. Mas, o julgamento severo que Tancredo faz de Távora e Eduardo Gomes (não dos revolucionários de 22, 24 e 30, mas do que eles se tornaram após 1945) já passou para a História.

Publicamos nesta página, por razões de espaço, uma condensação do discurso de Tancredo. O leitor poderá encontrar a íntegra no livro “Perfil Parlamentar: Tancredo Neves”, publicado pela Câmara dos Deputados em 2001, ou em www.tancredo-neves.org.br/discursos/243-homenagem-a-memoria-de-getulio-vargas.html.

Nenhum comentário: