quinta-feira, 12 de junho de 2014

Conheça a Política de Participação Social





O desenvolvimento e a construção de um Brasil melhor passam por ações do nosso dia a dia. A todo instante, brasileiros e brasileiras realizam trabalhos que movimentam a economia, usam a tecnologia em uma atividade essencial, realizam ações solidárias que ajudam uma pessoa, protegem o meio ambiente, espalham cultura. Inúmeras funções que contribuem para o crescimento do País.

Para mostrar que também está conectado com as atividades e os problemas enfrentados no cotidiano do brasileiro, o governo federal quer intensificar as atenções para duas atividades igualmente importantes e extremamente conectadas: a participação social e a cidadania. O objetivo é juntar muitos brasileiros que já têm contato com ferramentas de participação social em conselhos, conferências e audiências, com quem ainda não teve a oportunidade de presenciar os processos. É o famoso opinar e ser ouvido. Mais do que isso, é saber onde participar e de que forma a opinião dos brasileiros pode ser mais efetiva.
"Celebrar o diálogo e a participação social é celebrar o Brasil". Assim a presidenta Dilma Rousseff deu início à fala sobre a assinatura do decreto que institui a Política Nacional da Participação Social (PNPS) e o Compromisso Nacional pela Participação Social (CNPS). É por meio dessa ação que existirá um novo patamar de participação na implementação de políticas públicas.
O diretor de Participação Social, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro Pontual, também destacou a importância do Plano, e principalmente, da participação dos brasileiros. "A população vai ser mais escutada nas suas demandas e nos seus anseios. As manifestações que nós tivemos em junho do ano passado ao mesmo tempo que colocam as demandas de serviços também trazem a demanda 'queremos ser mais escutados. A população vai poder participar de elaboração, acompanhamento, monitoramento e avaliações das políticas e dos programas tanto no âmbito municipal, estadual quanto no federal. Ela vai poder participar das decisões e priorizações do orçamento público", destacou.
Um novo exemplo de interação entre governo e sociedade pela internet é o#ParticipaBR, também inaugurado pela presidenta Dilma. "Por meio desse portal, agora os brasileiros vão ter mais um canal aberto de diálogo direto com o governo federal. Portal, que inclusive foi construído em software livre e com tecnologia nacional", disse. Além da internet, municípios e estados contam com conselhos, conferências, ouvidorias, audiências e consultas públicas, mesas de diálogos, para citar alguns mecanismos.
Em termo gerais, o que é a Política Nacional da Participação Social?
 - A Política Nacional de Participação Social (PNPS) estabelece objetivos e diretrizes relativos ao conjunto de mecanismos criados para possibilitar o compartilhamento de decisões sobre programas e políticas públicas, tais como conselhos, conferências, ouvidorias, mesas de diálogo, consultas públicas, audiências públicas e ambientes virtuais de participação social.
 - A participação social está garantida na Constituição de 1988. Todo cidadão brasileiro tem o direito à participação garantido na Constituição. O decreto da Política Nacional de Participação Social institucionaliza as formas pelas quais as pessoas podem exercer esse direito. O decreto dá instrumentos de voz ao cidadão.
   - De acordo com o decreto, considera-se sociedade-civil o cidadão, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados, suas redes e suas organizações. Ou seja, todos podem participar, seja de forma individual ou de forma agregada em alguma organização da sociedade.
    - É importante que todos os órgãos de governo, inclusive as agências reguladoras, tenham formas de diálogos com a sociedade, como consultas públicas, audiências públicas, mesas de diálogos e ouvidorias. Longe de engessar o governo, isso traz mais qualidade às ações de governo. Um exemplo é o Marco das Organizações da Sociedade Civil, onde as propostas da sociedade coletadas em consultas e audiências públicas foram incorporadas às propostas do Executivo e encaminhadas ao Senado.
 - Os conselhos, as comissões e as conferências têm os representantes da sociedade escolhidos pela própria sociedade e qualquer pessoa pode se candidatar. Não há como o governo interferir nessa escolha.
E o Compromisso Nacional pela Participação Social?
 O Compromisso é um acordo entre os governos federal, estadual e municipal que define diretrizes para a promoção da participação social como método de governo, com o objetivo de fortalecer os mecanismos e instâncias de diálogo entre Estado e Sociedade Civil, com vistas à consolidação da democracia participativa no País. A adesão de Prefeitos e Governadores será voluntária. Trata-se de documento discutido e aprovado pelos Secretários Estaduais e pelas Entidades Municipalistas.
Exerça sua cidadania
Mais do que uma nova estratégia de governo, o Plano Nacional é um convite aos brasileiros para participarem dessa construção coletiva. Sabemos do dia a dia difícil, dos problemas enfrentados e da falta de tempo para encaixar mais um compromisso. E é por conhecer as dificuldades e saber que melhorias devem ser feitas que apresentamos as ferramentas de participação e desejamos a contribuição de cada um. Esperamos você!!
http://www.brasil.gov.br/

Nenhum comentário: