terça-feira, 8 de novembro de 2011


Rússia celebra 94º aniversário da Revolução de Outubro




A Rússia festejou, no dia 7 de novembro (25 de outubro no velho calendário russo), o 94º Aniversário da Revolução de operários e camponeses liderada por Vladimir Ilich Lenin e pelo Partido Bolchevique em 1917. Também foi comemorado, com atos e um concorrido desfile na Praça Vermelha, o 70º aniversário da parada militar de 1941, quando comandados por Josef Stalin, os soldados soviéticos, após passarem pela praça central de Moscou, foram ao encontro das tropas alemãs acantonadas à entrada da cidade.

"Outubro marcou o início de uma nova era na história da Humanidade. Sob comando de Lenin e dos bolcheviques, unificou-se um grande país.

Em poucos anos a URSS se transformou num Estado poderoso e justo. Hoje não celebramos só o 94º aniversário da revolução de Outubro, mas também os 70 anos do glorioso desfile que teve lugar em 7 de novembro de 1941, convocado por Stalin em Moscou. Marchas similares ocorreram também em Voronezh e Kuibishev. Pela Praça Vermelha desfilaram as forças militares de nosso Estado, formadas durante mais de 20 anos sob a influência das idéias do Grande Outubro", afirmou Gennadi Ziuganov, presidente do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR), em ato realizado na Praça Pushkin.

"A política de traição dos últimos 20 anos nos levou a grandes perdas e a muita indignação do nosso povo. Nesses anos, nosso país perdeu 15 milhões de pessoas, delas 14,5 milhões eram russos. Foram destruídos ramos industriais inteiros, mais de 70 mil fábricas. Foram paralisadas quase 50 mil fazendas coletivas, mais de 40 milhões de hectares de terra ficaram cobertas por ervas daninhas e cactos. A herança desses heróis, de Lenin e Stalin foi dilapidada", assinalou Ziuganov, acrescentando que "essa política que tentam ainda aplicar na Grécia, em Portugal, na Itália e em outros países da Europa, empurrada pela especulação criada pelos Estados Unidos não vai salvar ninguém.

Nós estamos comprometidos com a grande bandeira de Outubro. Viva a Revolução!", concluiu falando perante milhares de pessoas.

VITÓRIA SOBRE O NAZISMO


Na Praça Vermelha houve outro grande ato. Desfilaram 6 mil pessoas, das quais 4 mil crianças, ao som de marchas militares da época.
Na tribuna de honra, dezenas de veteranos soviéticos assistiram o desfile, réplica daquele de 1941, acompanhados pelo prefeito da cidade, Sergei Sobianin. Durante o evento, aviões usados na Segunda Guerra Mundial sobrevoaram a Praça. A cerimônia culminou com a passagem de carros de combates, canhões, peças de artilharia e caminhões da época.

Sobianin expressou - em nome do governo municipal e dos moscovitas – o reconhecimento a todos aos heróis que defenderam a capital: "Queridos veteranos! Queridos defensores de Moscou! 70 anos atrás aqui, na Praça Vermelha, realizou-se o desfile dos soldados do Exército Soviético. Milhares de soldados e oficiais marcharam pela Praça Vermelha, mostrando a todo o país, a todo o mundo, que Moscou não se entrega ao inimigo, que o nosso povo tem força para combater e vencer", disse o prefeito.

Moscou, de acordo com os planos de Hitler, devia ser ocupada nesse dia 7. Para intimidar a população, espalharam-se boatos de que o comando militar tinha deixado a capital. Porém, desde o centro da Praça, do alto do Mausoléu de Lenin, o líder Josef Stálin pronunciou o discurso ao Exército Vermelho e ao povo de Moscou, quando disse que o mundo via neles "a força capaz de destruir as hordas dos invasores alemães". (Ver no


A batalha de Moscou, que ocorreu entre novembro de 1941 e abril de 1942, teve como resultado a expulsão das tropas alemãs dos arredores da capital soviética.

Durante os últimos dez meses, desde janeiro último, foi restabelecido o material técnico de guerra, que tinha sido utilizado na batalha. O Museu do Material de Guerra, chefiado por Vadim Zadorojni, preparou para o desfile os tanques, motocicletas daquela época e um automóvel blindado. Os tanques ligeiros T – 60 renovados percorreram a Praça Vermelha pela primeira vez desde aquela parada de 1941.

 

Nenhum comentário: