terça-feira, 29 de novembro de 2011

COMO KADAFI FOI CRUEL!



O texto abaixo foi publicado na Revista Suíça (Schweiz Magazin), edição de 27 de outubro passado. A tradução do alemão é do poeta Sidnei Schneider.
“O que o ditador e tirano Kadafi fez com o seu povo, agora é mais conhecido a cada dia, detalhe por detalhe. Aqui está uma lista das atrocidades que os líbios sofreram durante quatro décadas.

1. Não havia cobrança de eletricidade na Líbia. A eletricidade era gratuita para todos os cidadãos.

2. Não existia cobrança de juros sobre empréstimos. Os bancos estatais forneciam crédito a todos os cidadãos com juros de 0% por lei. 

3. Ter uma casa passou a ser um dos direitos humanos na Líbia. 

4. Todos os líbios recém-casados recebiam 50.000 dólares. Esse dinheiro habilitava os casais a comprar sua primeira casa. O governo contribuía, assim, para que cada família iniciasse a sua trajetória. 

5. Educação e tratamento médico eram gratuitos para todos na Líbia. Antes de Kadafi chegar ao poder, apenas 25% dos líbios sabiam ler. Hoje, esse número subiu para 83%.

6. Os líbios que pretendiam viver da agricultura recebiam terras, uma casa de campo, máquinas agrícolas, sementes e cabeças de gado gratuitamente, para que tivessem um início rápido e promissor em seu empreendimento.

7. Quando os líbios não encontravam o curso de graduação desejado, ou os equipamentos médicos necessários para a sua saúde, tinham a oportunidade de ir ao exterior com a ajuda de fundos do governo. Recebiam 2.300 dólares por mês para casa e transporte.

8. Se um líbio comprava um carro, o governo subsidiava 50% do valor.

9. O preço da gasolina na Líbia era de US$ 0,14 (equivalente a
10 centavos de euro ou pouco mais de 20 centavos em moeda brasileira) por litro.

10. Se alguém não encontrava trabalho na Líbia após sua formatura, o Estado pagava o salário médio da profissão que ele pretendia desempenhar, até que encontrasse um emprego tecnicamente adequado.

11. A Líbia não tinha dívida externa e possuía reservas no valor de 150 bilhões de dólares em diferentes partes do mundo, que agora foram congeladas e provavelmente perdidas para sempre.

12. Uma parte da receita da venda do petróleo líbio era diretamente creditado nas contas correntes de todos os cidadãos líbios.

13. Mães que davam à luz recebiam 5.000 dólares. 

14. 25% dos líbios obtiveram o diploma universitário.

15. Kadafi criou o projeto “Grande-Rio-Feito-pelo-Homem”. É o maior projeto de água potável distribuída por dutos do mundo, com o intuito de melhorar o abastecimento da população e da agricultura.

Graças a Deus, a Otan e os rebeldes libertaram o povo líbio de tudo isso.


Nenhum comentário: