segunda-feira, 3 de maio de 2010

PRESIDENTE D ABOLIVIA EVO MORALES NACIONALIZA EMPRESAS ELÉTRICAS NA BOLIVIA

O presidente da Bolívia, Evo Morales, decretou neste sábado (1º/5) a nacionalização de uma cooperativa local e de três empresas geradoras de energia que têm donos multinacionais, durante comício pelo Dia do Trabalho em uma usina elétrica.

As sociedades nacionalizadas são a Corani, que é 50% da Ecoenergy International, subsidiária da francesa GDF Suez; a Guaracachi, cuja sócia principal é a britânica Rurelec PLC; e a Valle Hermoso, da qual metade das ações pertence à Bolivian Generating Group, da empresa Panamerican de Bolivia. A cooperativa boliviana nacionalizada é a Empresa de Luz e Força de Cochabamba.

As empresas nacionalizadas foram ocupadas na madrugada por soldados e policiais. O presidente agradeceu às forças armadas pela colaboração.

Segundo Morales, agora 80% da produção de energia são da estatal Empresa Nacional de Electricidad. O setor elétrico boliviano estava nas mãos de capital privado desde 1996.

O presidente afirmou que continuará "nacionalizando todas as empresas elétricas que antes eram do Estado boliviano".

Em anos anteriores, Morales também aproveitou o 1º de maio para nacionalizar outros setores, como os de hidrocarbonetos, telecomunicações, minerador e de distribuição de combustível para o setor aéreo.

Nenhum comentário: