terça-feira, 25 de maio de 2010

CHINA DÁ BOAS-VINDAS A ACORDO SOBRE COMBUSTÍVEL NUCLEAR DO IRÃ.

Beijing, 18 mai (Xinhua) -- A China dá boas-vindas e atribui importância ao acordo que o Irã assinou com Brasil e Turquia sobre o abastecimento de combustível para pesquisa em reator, disse hoje o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu.

O Irã assinou o acordo em Teerã com a Turquia e com o Brasil nesta segunda-feira. Segundo o documento, a maioria do urânio enriquecido de baixo teor existente no Irã será enviado à Turquia, e o país receberá, então, urânio enriquecido suficiente para produzir energia e realizar pesquisas.

Ma disse que a China espera que este movimento ajude o avanço da resolução pacífica da questão nuclear iraniana através do diálogo e negociações.

O porta-voz indicou que a China sempre apoia a estratégia de caminho duplo na resolução da questão nuclear iraniana. A China sempre considera diálogo e negociação os melhores meios para resolver o problema.

Ma expressou a esperança de que as ações relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas ajudem a salvaguada do sistema internacional de não proliferação, a mantutenção da paz e estabilidade no Oriente Médio e o avanço da resolução adequada da questão nuclear iraniana.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais acusaram o Irã de desenvolver em segredo armas nucleares sob cobertura de um programa civil e estão estudando a possibilidade de aprovar uma resolução nas Nações Unidas para impor novas sanções ao governo de Teerã. Mas o Irã negou as acusações e sublinhou que seu programa nuclear só tem fins pacíficos.

http://br.china-embassy.org/por/szxw/t695393.htm

Nenhum comentário: