quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

NOVO GASODUTO EM DUQUE DE CAXIAS REFORÇA SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO

Novo gasoduto em Duque de Caxias reforça sensação de dever cumprido

Presidente Lula visita o gasoduto inaugurado em Duque de Caxias.
 Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com a emoção de quem vê um filho nascendo, o presidente Lula inaugurou nesta quarta-feira (3/2), em Duque de Caxias (RJ), o gasoduto Cabiúnas-Reduc III, da Petrobras, projeto que viu nascer e crescer em seu governo. “Estou com a sensação do dever cumprido”, afirmou o presidente, que deixou claro que a prioridade de uso do gás natural no Brasil é geração de energia elétrica. Se houver no País uma crise energética, disse Lula, o gás será usado para levar energia à casa das pessoas, não para fábricas, aquecer piscinas ou fazer carros rodarem.

O gasoduto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é maior em diâmetro da América do Sul e maior em capacidade de transporte entre os gasodutos brasileiros.
Lula comemorou ainda o fato de poder inaugurar, em março, a integração dos gasodutos brasileiros -- um sonho que será realizado para levar o gás da Bolívia para Pernambuco, Ceará e Maranhão, entre outros estados do Nordeste.
“Estamos mudando o parâmetro”, afirmou o presidente, que aproveitou a cerimônia para agradecer o empenho da Petrobras e sua diretoria em investir em projetos importantes para o País como o gasoduto.

Elogiou também a gestão de Dilma Roussef (Casa Civil) a frente do Ministério das Minas e Energia, quando ajudou a construir o novo marco regulatório do setor energético brasileiro. Lula lembrou de quando a conheceu, pouco antes de se eleger presidente da República, em 2002. Dilma era secretária de Minas e Energia no Rio Grande do Sul e foi chamada para uma das muitas reuniões realizadas para se discutir o setor de energia no Brasil, tendo impressionado o presidente Lula. “Quando acabou a reunião eu pensei: ‘acho que já encontrei a minha ministra de Minas e Energia’.”

Nenhum comentário: