quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Morre aos 94 anos o herói soviético que cravou a bandeira vermelha no Reichstag

O herói soviético Abdulkhahim Ismailov, que ergueu a bandeira vermelha da vitória sobre o Reichstag em maio de 1945, cena que marcou o esmagamento da besta fera nazista, faleceu aos 94 anos, na república russa do Daguestão (Cáucaso), na terça-feira dia 16.

Após quase quatro anos de sacrifícios inauditos, dos cercos a Leningrado e Moscou, da batalha casa por casa em Stalingrado, do heroísmo em Sebastopol, 20 milhões de soviéticos mortos, o exército vermelho irrompia em Berlim e dava fim ao hitlerismo.

A foto   que foi tirada pelo correspondente de guerra Yegeny Khaldey, e mostra Ismailov sendo ajudado por outros dois soldados, Alexei Kovalyov e Leonid Go-rychev, no momento em que fixa a bandeira soviética sobre uma das torres do Reichstag.

Ismailov recebeu numerosas condecorações, a mais recente em 1996, quando voltou a Moscou para receber, da presidência da Rússia, a Medalha de Ouro do Herói. “O povo de Khasaviurt chora a morte deste filho honorário do Daguestão”, disse hoje um porta-voz do governo local à agência de notícias “RIA Novosti”. “Sua enorme experiência de vida e os serviços que prestou à pátria ficaram para sempre gravados nas memórias de gerações de hoje e de amanhã”. Ismailov combateu também em Stalingrado.

Nenhum comentário: