segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

GOVERNO FEDERAL DEVE CONTRATAR 100 MIL NOVOS SERVIDORES ATÉ O ENCERRAMENTO DA SUA GESTÃO.

Ao terminar o atual mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá contratado mais de 100 mil pessoas para ocupar cargos no Poder Executivo.

São profissionais que ocupam funções como as de auditores, pesquisadores, analistas, advogados e professores. Os dados do Ministério do Planejamento mostram que, entre dezembro de 2002 e outubro de 2009, a quantidade de servidores públicos civis aumentou para 549 mil. Um crescimento que foi possível com aproximadamente 60 mil novas contratações.

Os números estão em destaque na edição deste domingo do jornal o Estado de São Paulo.

O Orçamento Geral da União para este ano autoriza a criação de mais 46.151 vagas, mas o governo não costuma utilizar tudo que está previsto. “Como 2010 é ano eleitoral, os concursos só ocorrem até junho”, informou o ESP. “As contratações de Lula praticamente compensaram o enxugamento feito no governo anterior e reverteram uma política de corte de funcionários públicos iniciada em 1990.

Com mais folga no Orçamento, graças ao crescimento da economia e à reforma da Previdência de 2003, o Executivo tem hoje o mesmo número de servidores que em 1997”, diz a reportagem publicada no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: