sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

AS PESSOAS SÓ SÃO PESSOAS ATRAVÉS DAS OUTRAS PESSOAS

Logo após o devastador terremoto que assolou a capital do Haiti, Porto Príncipe, Jean-Bertrand Aristide, presidente deposto através de intervenção norte-americana em 2004, prontificou-se a unir seus esforços ao do povo haitiano pela salvação de vidas e reconstrução do país.

Aristide, cujo carinho por seu povo – que o levou a regulamentar e melhorar os salários dos trabalhadores, ganhando a ira das corporações norte-americanas ali instaladas para tirar proveito dessa miséria – está mais uma vez expresso na mensagem de solidariedade e no apreço pelos que se dedicaram a ajudar seu país.

As palavras de Arisitide tornam clara a importância de seu retorno para unificar e mobilizar o povo haitiano na reconstrução dos lares, indústria e no resgate da soberania do país. Por isso decidimos publicar seu pronunciamento propondo seu retorno.

JEAN-BERTRAND ARISTIDE

Nós agradecemos a todos os verdadeiros amigos do Haiti, em particular ao governo e ao povo da África do Sul, por sua solidariedade às vítimas do Haiti.

A ação concreta adotada pela Rescue South Africa [Resgate Sul Africano] e Gift of the Givers [Virtude dos Doadores] é uma clara expressão de Ubuntu [Humanidade para todos]. Ubuntu ngumuntu ngabantu [As pessoas só são pessoas através das outras pessoas].

Como todos nós sabemos muitas pessoas seguem enterradas sob as ruinas e escombros esperando pelo resgate. Quando pensamos em seu sofrimento nos sentimos profundamente que deveríamos estar lá no Haiti, com eles, tentando o melhor de nós para prevenir as mortes.

Para simbolizar nossa prontidão decidimos nos encontrar, não em qualquer lugar, mas aqui à sombra do Aeroporto Internacional Oliver Tam[situado em Johanesburgo]. Da nossa parte estamos prontos para sair hoje, amanhã ou a qualquer tempo para nos juntarmos ao povo do Haiti, para partilhar seu sofrimento, ajudar a reconstruir o país, saindo da miséria para a pobreza com dignidade. Amigos de todo o mundo confirmaram sua disposição de organizar transporte de suprimentos médicos, produtos de emergência e a nós próprios.

Não posso ainda estar com nossas irmãs e irmãos no Haiti, mas compartilho a angústia de todos os hairianos na Diáspora que estão em desespero para chegar até suas famílias e entes queridos.

Soufrans youn nan nou se soufrans nou tout [Se um de nós sofre, sofremos nós todos].

L’Union fait la force. Kouraj! Kenbe! Kenbe! [A união faz a força. Tende Coragem! Resistir! Reisistir!]Youn soutni lòt nan lespri Mèm Amou an.(Ama os outros como a ti mesmo).

Nosso amor pela nação agora considerada a mais pobre no hemisfério ocidental. No entanto o espírito de Ubuntu, que uma vez levou o Haiti a emergir como a primeira Nação Negra independente em 1804, a ajudar a Venezuela, Colômbia e Equador a conquistar a liberdade e inspirou nossos ancestrais a derramar seu sangue pela independência dos Estados Unidos, não pode morrer. Hoje este espírito de solidariedade deve e vai nos fortalecer a todos para reconstruir o Haiti.
Ukwanda kwaliwa umthakathi.

As forças anti-vida medram quando as pessoas não estão unidas. .


Muito obrigado
HP


Nenhum comentário: