sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CHINA RECHAÇA CRITICAS AMERICANAS

China considera "razoável" câmbio de sua moeda e rechaça críticas americanas sobre comércio

2010/02/05

Beijing, 5 fev (Xinhua) -- A China rechaçou quinta-feira as críticas recentes dos Estados Unidos sobre seu superávit comercial e disse que a taxa de câmbio de sua moeda está perto de um nível razoável.

"Esperamos que os Estados Unidos adotem um ponto de vista racional sobre os assuntos comerciais bilaterais e que se mantenham fiéis à igualdade nas negociações. Acusações e pressão não gerarão soluções", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, em uma entrevista coletiva habitual.

Ma fez os comentários um dia depois de o presidente Barack Obama declarar que seu governo "assumirá uma atitude mais dura sobre a aplicação" das regras de comércio contra a China. Obama disse que sua administração exercerá "pressão constante" para que a China liberalize sua conta de capital e valorize sua moeda.

"Nossa moeda, o RMB, valorizou-se mais de 30% em relação ao dólar norte-americano desde julho de 2005, quando a China adotou um regime de taxa de câmbio flutuante", disse Ma. Antes de 2005, o RMB estava vinculado ao dólar com uma taxa de câmbio fixa.

"A taxa de câmbio do RMB se aproximou de um nível razoável e equilibrado, dada a balança de pagamentos internacionais e a oferta e a demanda de divisas no mercado", afirmou Ma.

O porta-voz rechaçou a noção de que a taxa de câmbio do RMB teria sido a causa principal do déficit comercial americano.

"A China nunca buscou um superávit comercial", disse Ma, acrescentando que a cooperação comercial sino-americana é de benefício mútuo.

Sobre as recentes vendas de armas de Washington a Taiwan, Ma disse que a decisão da China de impor sanções a empresas de armas americanas é razoável e reflete a posição da China.

"Algumas companhias americanas estão envolvidas na venda de armas e a China definitivamente lhes imporá sanções", disse Ma, sem especificar o possível castigo.

Quando perguntado se a tensão bilateral aumenta pela venda de armas e com o possível encontro entre Obama e o Dalai Lama, Ma disse que os Estados Unidos devem "tomar com seriedade a posição da China e trabalhar com a China sobre metas comuns".

"Quero reiterar que a relação sino-americana saudável exige esforços conjuntos das duas nações. A chave é respeitar mutuamente os interesses e preocupações de cada um", disse Ma.

O porta-voz pediu aos Estados Unidos que acatem os princípios dos três comunicados conjuntos e o acordo recente alcançado pelos dois presidentes para salvaguardar as relações bilaterais
http://br.china-embassy.org

Nenhum comentário: