domingo, 10 de janeiro de 2010

PROTESTO HISTÓRICOS DE IMIGRANTES ILEGAIS

A longa marcha dos imigrantes
David Brooks

• ESTUDANTES imigrantes latino-americanos iniciaram o Caminho dos Sonhos, uma caminhada de quase 2.500 quilômetros, de Miami a Washington DC, pela dignidade da sua comunidade, exigindo a implementação de uma reforma migratória para acabar com a separação das famílias, com as deportações e com a vida desumana nas trevas para mais de 12 milhões de imigrantes sem papéis.



"Vamos caminhar para partilhar as ( MATHER LUTHER KING-FOTO)nossas histórias, em escala nacional, e com a mensagem de pôr fim à separação das famílias e ao sofrimento", comentou Juan Rodríguez, um dos participantes, numa entrevista telefônica com La Jornada, quando se preparava a saída da caminhada, em Miami. Juan veio da Colômbia, aos seis anos, junto da sua família.



"Acho que a gente deseja liberdade, liberdade econômica, liberdade política, mas cá acontece o contrário: estamos vivendo nas trevas. Com esta caminhada estamos anunciando que estamos saindo das trevas. Sabemos que corremos um risco (sermos detidos e até deportados, já que vários são imigrantes ilegais e passarão por zonas antiimigrantistas), mas já não queremos viver mais no medo", afirmou Felipe Matos, outro participante, de 24 anos, que chegou a este país, vindo do Brasil, há 10 anos.



Os quatro participantes que se comprometeram a caminhar todo o trecho, são estudantes ativos em movimentos de defesa dos imigrantes. Caminharão pela Flórida, Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia até chegarem a Washington, em 1º de maio, onde esperam aderir a milhares de imigrantes que farão uma passeata, para marcar uma data que se tornou no dia dos imigrantes, devido às mobilizações realizadas em anos recentes.


Na sua passagem por vilas e cidades realizarão fóruns e reuniões para trocarem histórias e gerarem solidariedade, enquanto outros estudantes —imigrantes, religiosos, sindicalistas, organizadores comunitários e simpatizantes— acompanharão os quatro estudantes numa parte do trajeto.



A iniciativa surgiu da organização Estudantes Trabalhando por Direitos Iguais (Students Working for Equal Rights, -SWER) em parceria com a Coalizão de Imigrantes da Flórida e agrupações nacionais que promovem uma reforma migratória integral. •
http://www.granma.cu

Nenhum comentário: