quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

EUA OCUPA MILITARMENTE O HAITI E GERA O CAOS

E.U.A Acusado de militarização Relief Effort no Haiti .

Os militares E.U. tomou controle do único aeroporto em Port-au-Prince e enfrenta críticas por desviar alguns aviões de ajuda. Médicos Sem Fronteiras diz que cinco dos seus aviões transportando equipes cirúrgicas e equipamentos não foram autorizados a desembarcar e foram desviados para Santo Domingo, na República Dominicana. E.U. forças também virou um plano de auxílio francês carregando um hospital de campo.


JUAN GONZALEZ: Estamos a tentar ligar a Amy Goodman e Sharif Abdel Kouddous, que estão no Haiti. Estamos tendo alguns problemas. Assim que pegá-los em diante, vamos começar a sua conta do que já vendo para os últimos dias.



Mas, entretanto, como montar as críticas sobre a militarização da E.U. e os esforços de ajuda da ONU, eu quero voltar para um relatório da Al Jazeera em Inglês disputas sobre quem controla a ajuda ao Haiti.


SEBASTIÃO WALKER: A face mais visível do esforço internacional de ajuda aqui em Port-au-Prince. A maioria dos haitianos aqui vimos ajuda humanitária pouco até agora. O que eles viram é armas, e muitos deles. Blindados de transporte de pessoal de cruzeiro nas ruas. Soldados da ONU não está aqui para ajudar a puxar as pessoas para fora dos escombros, eles estão aqui, eles dizem, para fazer cumprir a lei. Isto é o que grande parte da presença da ONU na verdade parece que nas ruas de Port-au-Prince: homens em uniforme de corrida em torno de veículos, porte de armas.





Na entrada do aeroporto da cidade, onde a maior parte da ajuda está chegando, não há raiva e frustração. Muito necessário abastecimento de água e comida estão dentro. Os haitianos são bloqueados.


HAITIANO MAN: [TRADUZIDO] Essas armas que trazem, são instrumentos de morte. Nós não queremos que eles. Nós não precisamos deles. Somos um povo traumatizado. O que queremos da comunidade internacional é assistência técnica de ação, não palavras.



SEBASTIÃO WALKER: E além do perímetro bem guardado, há algo mais acontecendo. Aqui, os Estados Unidos assumiu o controle. Parece mais a Zona Verde em Bagdá do que um centro de distribuição de ajuda. E.U. fortemente armados patrulham as forças das entradas. Mesmo dentro do aeroporto, estes nunca são soldados sem armas. Existem vários milhares no terreno já, e esse número deve crescer.


América agora decide terras que no Haiti, e há um constante fluxo de aeronaves E.U. chegando com milhares de botas E.U. no chão. Enquanto isso, os vôos de ajuda de outras nações estão sendo repelidos. Duas aeronaves mexicana com vital equipamento salva-disseram que não podiam pousar em sábado.



PATRICK ELIE: Mas nós não precisamos de soldados, como tal, sabe? Não há guerra aqui.


SEBASTIÃO WALKER: Patrice Ali é o antigo ministro da defesa haitiano. Ele está preocupado com a maneira como os americanos assumiram a esforços de socorro.



PATRICK ELIE: A escolha do que as terras eo que não deve-terra sabem, as prioridades do vôo deve ser determinado pelos haitianos. Assim, caso contrário, é uma aquisição. E o que pode acontecer é que a necessidade de haitianos não são tidos em conta, mas só quer a forma como um país estrangeiro, define a necessidade do Haiti ou tentam empurrar sua própria agenda.


SEBASTIÃO WALKER: Embora a operação de ajuda que chegam no aeroporto cresce a cada hora, os corpos apodrecem ainda nas ruas, e haitianos continuam a escavar os escombros por si só, querendo saber quando a ajuda de que necessita realmente vai chegar.
JUAN GONZALEZ: Isso é um relatório da Al Jazeera Inglês sobre a contínua militarização do aeroporto e da ajuda que vem em Haiti.

Nenhum comentário: