quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CÔNSUL DO HAITI EXPÔE SEU RACISMO

Cônsul do Haiti expõe seu racismo: “o africano tem em si uma maldição”



O cônsul geral do Haiti em São Paulo, George Samuel Antoine, afirmou em entrevista ao programa “SBT Brasil”, na quinta -feira, 14, que “acho que, de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano tá fodido”. Sem saber que já estava sendo gravado, o Boris Casoy da semana disse ainda que a tragédia causada pelo terremoto que atingiu o país está sendo boa, pois traz visibilidade ao Haiti. “A desgraça de lá está sendo uma boa para a gente aqui” porque o país “fica conhecido”, acrescentou.




O Antoine, que tem cerca de 100 parentes no Haiti e ainda estava sem notícias deles, é cônsul geral em São Paulo desde 1975, tendo sido indicado pela ditadura de Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc, filho e sucessor do ditador François Duvalier, o Papa Doc, que deu início à mais sanguinária ditadura naquele país.



Diante da indignação geral causada pela divulgação de sua declarações ofensivas aos negros e a seu país, Antoine disse que houve um “mal-entendido”, uma “deturpação” e “interpretação equivocada” devido à sua dificuldade com a língua portuguesa. O cônsul geral do Haiti vive no Brasil há 35 anos e fala sem sotaque.



A embaixada haitiana e o Itamaraty reagiram às declarações do cônsul de Baby Doc.


O embaixador haitiano no Brasil, Idalbert Pierre- Jean chamou de “idiotas” as declarações de Antoine mas disse que só o presidente René Préval pode destituí-lo do cargo. O Itamaraty pediu ao embaixador Idalbert que mantivesse uma conversa dura com o cônsul.
HP

Nenhum comentário: