quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

LEONARDO PICCIANI: MINHA CASA MINHA VIDA BENEFICIARÁ 18 MUNICIPIOS NO ESTA DO RJ

Entulho do Frei Caneca vai ganhar utilidade
Os resíduos sólidos gerados pela demolição do presídio Frei Caneca serão reaproveitados. Segundo o Secretário Estadual de Habitação,


 Leonardo Picciani, todo o entulho vai ser transformado em matéria-prima de outras obras. Bases de asfalto, novas edificações, estradas e demais construções civis são algumas das opções de destino para o material demolido. A preocupação é com a economia de recursos naturais e minimização do impacto ambiental, já que cada nova construção implica em intervenções na natureza como, por exemplo, a extração de material em jazidas de brita e areia.
O terreno de aproximadamente 66 mil m2 do Complexo Frei Caneca vai dar lugar a um conjunto habitacional para mais de mil famílias através do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A ideia é acomodar os moradores vizinhos que vivem na Comunidade do São Carlos.
Secretário anuncia mais duas vilas habitacionais para idosos
A população idosa de Volta Redonda e Conceição de Macabu terá dois bons motivos para comemorar. A Secretaria Estadual de Habitação vai construir duas "Vilas da Melhor Idade" nestas cidades. Os conjuntos que serão erguidos nestes municípios estarão totalmente adaptados para as pessoas da melhor idade. Serviços que prometem mudar o conceito de habitação para os idosos, onde moradia digna e assistência social e de saúde deverão estar integradas. Somados ao primeiro projeto, iniciado no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, a secretaria estima atender mais de 200 idosos.
O secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, aposta nesta ideia e acredita que o modelo poderá ser seguido por outros administradores. "Tenho certeza de que elas serão um exemplo para o país. O Rio vai mostrar como devemos cuidar dos idosos!", completou.
O empreendimento de Volta Redonda vai contar com a infraestrutura necessária para o público. Serão 42 unidades habitacionais totalmente adaptadas com rampas de acesso, sala, dois quartos, cozinha e banheiro. No terreno, ainda será construída uma casa do cuidador, um centro de convivência e área de lazer para promover uma maior interação entre os idosos e o desenvolvimento de atividades sociais. A secretaria ainda pretende urbanizar vias, calçadas e áreas remanescentes do terreno, localizado entre as Avenidas dos Mineiros e Bahia.
Já o projeto de Conceição de Macabu vai oferecer moradia para aproximadamente 60 idosos. Na área serão construídas 30 casas que também atendem ao cumprimento das normas técnicas de acessibilidade e segurança. A previsão é de que as vilas tenham as obras iniciadas ainda no primeiro semestre de 2010.
Em setembro, a Secretaria Estadual de Habitação chegou a doar um terreno em Santa Cruz, Zona Oeste, onde cerca de sessenta idosos vão ter a oportunidade de viver com conforto e dignidade.
Programa “Minha Casa, Minha Vida” beneficia 18 municípios do estado
No dia 12/01, o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani esteve em Brasília, para participar do anúncio da seleção de propostas do programa "Minha Casa, Minha Vida" destinadas aos municípios com menos de 50 mil habitantes e de operação de financiamento para o programa habitacional Pró Moradia, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O programa contemplou 18 cidades do estado do Rio de Janeiro - com menos de 50 mil habitantes - para serem beneficiadas com a construção das unidades habitacionais. Duas delas (Miracema e Bom Jesus de Itabapoana), por projetos apresentados pelo Governo do Estado e as demais, através de propostas dos próprios municípios. Com isso, o “Minha Casa, Minha Vida” atende mais de 700 famílias do estado através da construção de moradia para pessoas com renda de até três salários mínimos. O evento aconteceu no Centro de Evento Brasil 21, em Brasília e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Municípios contemplados com menos de 50 mil habitantes
Além das duas cidades acima, mais 16 estão na lista de atendimento: Areal, Comendador Levy Gasparian, Italva, Laje do Muriaé, Magaratiba, Natividade, Paraíba do Sul, Porciúncula, Quissamã, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Silva Jardim e Vassouras.

Nenhum comentário: