quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CONSULTOR DA ONU DESMASCARA FHC E JOBIN

 CONSULTOR DA ONU DESMASCARA IMPRENSA,FHC E JOBIN



O respeitado professor Paulo Sérgio Pinheiro prestou e presta serviços relevantes à ONU e à OEA na defesa de Direitos Humanos pelo mundo afora, especialmente no capítulo dos Direitos das Crianças.



Se há algum brasileiro que, hoje, se aproxime do trabalho de outro brasileiro ilustre, Sérgio Vieira de Mello, este brasileiro se chama Paulo Sérgio Pinheiro.


No momento, ele é da Comissão Inter-Americana da OEA para Direitos Humanos. (*)



(Pinheiro, entre outros méritos, tem o de ser formado pela PUC do Rio …)


Pinheiro foi Ministro da Secretaria de Direitos Humanos no Governo Fernando Henrique – clique aqui para ver que, agora, no ocaso da vida pública, FHC deu para se esquecer disso e passou a defender os torturadores.


Como Ministro de FHC, Pinheiro fez o que faz hoje o Ministro Paulo Vannuchi: uma das três edições do “Plano Nacional de Defesa dos Direitos Humanos”, o PNDH.


FHC, portanto, baixou POR DECRETO dois dos três PNDHs.


O PNDH1 é de 1996 e o autor foi o Ministro da Justiça de FHC, Nelson Jobim.



O PNDH2, de 2002, é de Paulo Sérgio Pinheiro, Ministro de FHC.


Ou seja, FHC diz qualquer coisa.


Ontem, Paulo Sérgio Pinheiro desnudou a hipocrisia dos dois: FHC e Jobim, em entrevista à CBN.


Veja alguns pontos dessa entrevista (comentados por PHA):


O Exército brasileiro é o único que ainda mantém solidariedade ao passado.


O PNDH não é auto-aplicável.


Trata-se de uma ideia DO BRASIL e da Austrália, exposta numa conferência em Viena em 1993 e em seguida ratificada pela África do Sul.



Não há dúvida, portanto, sobre a legitimidade do PNHD3 – (ele não brotou da cabeça demoníaca do Vannuchi – PHA).


O Vannuchi tem até o mérito de publicar os PNDH1 e 2, o que, segundo Pinheiro, é muito raro no Brasil: um Governo dar crédito a outro.


(Só que, no caso, o Governo creditado renega o que fez … – PHA)


Os três são muito parecidos – inclusive nos capítulos do aborto e dos meios de comunicação de massa.


(Por que nos 1 e 2 o PiG (**) não reclamou ? – PHA)



O âncora da CBN (esse cara ainda vai ser demitido … – PHA) pergunta a Pinheiro: mas o senador Arthur Virgílio Cardoso (o herói da batalha da CPMF – PHA), para adular os meios de comunicação de massa (PHA), disse que o PNH3 é um ataque à iniciativa privada.


Pinheiro, com a gentileza que é sua marca desde os bancos universitários, sugeriu que o senador tucano (esse senador disse que ia dar uma surra no presidente Lula e teve 5% dos votos para governador do Amazonas – PHA) sugeriu que o tucano lesse o PNH3.



Sobre a questão de “ouvir a sociedade”.


Pinheiro explicou que, nos PNH1 e 2, a sociedade foi ouvida em múltiplas conferencias em todos os estados da Federação (inclusive no Amazonas – PHA).


Ele, Pinheiro, Jobim e o então Ministro Aloysio Nunes Ferreira (hoje Ministro do presidente eleito José Serra – PHA) participaram da 10ª. Conferência dos Direitos Humanos (10ª, logo, o Vannuchi não inventou nada – PHA) para tratar exatamente disso.


Não pertenço ao Governo, disse Pinheiro, mas o Ministro Vannuchi realizou conferências em todos os Estados e produziu uma infinidade de minutas, que distribuiu a todos os ministérios, inclusive ao Ministério da Defesa (que provavelmente prefere ler a Eliane Catanhêde – PHA).


Um PNDH tem que ser abrangente mesmo, disse Pinheiro.


Que reconheceu o “sentido democrático” do trabalho do Ministro Vannuchi.


A propósito: a convite de Vannuchi, Pinheiro “deu palpites” na redação final do PNDH3.


Diante de tudo isso, amigo navegante, o que dizer do Fernando Henrique Cardoso ?


A que papel ainda se prestará esse homem, agora que se aproxima do fim prazo de validade de sua vida pública ?



Em que gaveta da História brasileira pretende que o depositem ?


Na mesma em que repousará Ives Gandra Martins ?


Paulo Henrique Amorim


Clique aqui para ler “A Band, Boris (o dos garis), Saad e Ives Gandra fazem papel digno do CCC.


Clique aqui para ler “Serra, tenha coragem: o que você pensa do PNDH do Vannuchi ?



(*) Clique aqui para ir a ler “Leituras para se defender dos que defendem os torturadores” e veja que Fabio Konder Comparato recorrerá exatamente à OEA contra o Brasil, caso o Supremo Tribunal Federal julgue que os torturadores tem razão, numa ação impetrada pela OAB (de que Comparato é co-autor). A propósito, Gilmar Dantas (***) já disse que não se deve mexer na Lei da Anistia, porque isso provoca distúrbio. Será o do Guarujá ?


(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.


(***) Clique aqui para ver como um eminente colonista (***) do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista (****) da GloboNews e da CBN se refere a Ele.


(****)Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (**) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=25424
http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn-2-edicao/2010/01/11/COMISSAO-DA-VERDADE-DO-3-PROGRAMA-NACIONAL-DE-DIREITOS-HUMANOS-CRIA-POLEMICA.htm

Nenhum comentário: