quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

10 MILHÕES DE PESSOAS INCLUIDAS NO LUZ PARA TODOS

10 milhões de pessoas já foram iluminadas pelo Luz para Todos.


Amanhã é dia de festa. Lula vai ao Paraná para participar da cerimônia de comemoração do cumprimento da meta inicial do programa Luz para Todos. Lançado em 2004 com o objetivo de universalizar o acesso a energia elétrica no Brasil, o programa levou luz a mais de 2 milhões de residências brasileiras. São 10 milhões de pessoas que agora podem tomar banho quente, refrigerar seus alimentos e assistir TV, por exemplo.


O objetivo do Luz para Todos é que as famílias atendidas passem a utilizar a energia elétrica de forma produtiva, gerando renda e trabalho.


A chegada da energia proporciona aos beneficiados a introdução de equipamentos elétricos que facilitam o trabalho no campo e permitem que as famílias saiam da produção de subsistência para a comercialização do excedente.
A eletricidade contribui ainda para que outros serviços também cheguem às comunidades distantes, como o acesso à comunicação, escolas com aulas noturnas, postos de saúde com refrigeradores para armazenamento de vacinas etc.


Além das melhorias sociais, o Luz para Todos faz bem à economia. As famílias beneficiadas começaram a comprar produtos que antes não tinham serventia em suas casas, fazendo girar a cadeia produtiva. Reportagem do informativo Em Questão (leia aqui), mostra que,graças ao programa, 1,57 milhão de aparelhos de tevê e 1,46 milhão de geladeiras foram comprados pelos beneficiários.



O meio ambiente também agradece. Quase metade dos atendidos deixou de gastar – ou diminuiu o consumo – com outras fontes de energia mais poluentes, como diesel, gasolina, querosene, gás ou pilhas.

http://blog.planalto.gov.br

Nenhum comentário: