sexta-feira, 20 de abril de 2012

“Repsol não é uma empresa espanhola”


Deputado espanhol, Alberto Garzón, revela:

“A Repsol não é uma empresa espanhola, e em absoluto é de todos os espanhóis”, afirmou Alberto Garzón, deputado da Coalizão Esquerda Unida da Espanha, sublinhando que “é uma vergonha que o governo espanhol saia em defesa dos interesses das grandes empresas espanholas que possuem um capital minoritário na Repsol, em prejuízo dos interesses nacionais de um país soberano como Argentina”.
 
“Mais de 50% da multinacional é propriedade do capital estrangeiro. O restante da empresa é propriedade de grupos de capital privado espanhol como Sacyr (10%), de uma entidade financeira espanhola como a Caixabank (que também tem participação estrangeira nas suas ações, e outras de capital privado espanhol”, assinalou.
 
A Repsol tem 9,36% do JP Morgan Chase, 6,57% do State Street Bank and Trust, 5,87% de ações norte-americanas dispersas, 9,49% da PEMEX, empresa mexicana, além de ações do banco francês Paribas e do grupo de investimento BlackRock que se fundiu recentemente com o Merrill Lynch e com o Barclays Global Investors.
 
A multinacional sonega impostos na Espanha, onde declara só 25% de seus benefícios, tendo operações em paraísos fiscais.

Nenhum comentário: