domingo, 1 de abril de 2012

Dilma alerta para guerra cambial dos países ricos

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, na quarta-feira (28/03), em discurso durante cerimônia em que recebeu o título de Doutora “Honoris Causa” pela Universidade de Délhi, na Índia, que os dois países “vão desempenhar um papel central no encaminhamento das principais questões da agenda internacional”. “Temos nossa palavra a dizer no enfrentamento da grave crise econômico-financeira que ainda provoca preocupação pelo impacto que tem sobre as perspectivas de crescimento global”, acrescentou.

“Essa crise teve sua origem no mundo desenvolvido. Ela não será superada por meio de meras medidas de austeridade, consolidação fiscal ou desvalorização da força do trabalho. Muito menos por meio de políticas expansionistas que ensejam uma guerra cambial e introduzem no mundo novas e perversas formas de protecionismo”, destacou a presidenta.

Dilma ressaltou que o Brasil e a Índia “serão chamados, cada vez mais, a desempenhar um papel central no encaminhamento das principais questões da agenda internacional”. “O crescente peso de nossas economias reforça nossa credibilidade e acentua o potencial de nossa cooperação bilateral e inserção internacional”, disse a presidenta.

“Atuamos conjuntamente pela reforma das instituições de governança global, inclusive o Conselho de Segurança”, acrescentou. “É difícil imaginar algum debate internacional, alguma instância de discussão, em que a opinião da Índia e do Brasil não seja valorizada e, mesmo, demandadas”, completou.

A presidenta está na Índia onde foi participar da 4ª Cúpula dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ela teve reuniões bilaterais com os presidentes Hu Jintao (China) e Dmitri Medvedev (Rússia). Na quarta-feira ela se reuniu com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Nenhum comentário: