terça-feira, 29 de junho de 2010

GOVERNO IRANIANO REPELE AS MENTIRAS DA CIA CONTRA O PAÍS

O Irã rebateu nesta segunda-feira as acusações feitas pela CIA de que o país teria capacidade para produzir duas armas nucleares. O Ministério das Relações Exteriores do Irã classificou como “notícias falsas” e “parte de uma guerra psicológica” as declarações do chefe da CIA, Leon Panetta e disse que esta agência de espionagem norte-americana sabe que o programa nuclear da República Islâmica não tem objetivos militares. “Os dirigentes americanos e, em particular seus serviços de inteligência, sabem melhor do que ninguém que o programa iraniano não é, de maneira alguma, militar”, acrescentou o porta-voz da diplomacia do país pérsico.

“Este tipo de declaração faz parte de uma guerra psicológica lançada para dar uma visão negativa das atividades nucleares pacíficas do Irã”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast.

Segundo o porta-voz, o país “continuará nas suas atividades nucleares pacíficas sem ser influenciado por estas falsas notícias e este ruído”.

Em entrevista ao canal norte-americano ABC, Panetta afirmou que a CIA possuía informações de que o Irã teria capacidade para fabricar “duas armas nucleares” até 2012.

“Achamos que têm urânio levemente enriquecido suficiente para duas armas (nucleares)”, explicou.

Segundo o chefe da inteligência norte-americana, o Irã precisaria de um ano para enriquecer este urânio, de forma a produzir uma bomba, e levaria pelo menos “outro ano para desenvolver o sistema de lançamento da arma para torná-la viável”, acrescentou o diretor da agência de inteligência americana.
HP

Nenhum comentário: