sábado, 3 de abril de 2010

PRIMEIRA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

No encerramento da I Conferência Nacional de Educação, nesta quinta-feira (1/4), em Brasília, o presidente Lula disse não se conformar que achem alto um piso de R$ 1.020 “para quem toma conta dos filhos da gente”.

Ele fazia referência ao salário-base dos professores. Bem-humorado, Lula usou a palavra “orgulhoso” por ser, juntamente com vice José Alencar, “o único ‘casal’ que não tem diploma e, ao deixar o mandato, ser o presidente que mais investiu em Educação neste País”.

“O casamento entre educação de qualidade e valorização do professor é indissolúvel. O divórcio entre eles resulta no sucateamento das nossas escolas e universidades, como lamentavelmente vimos no passado. Por essa razão, ampliamos os cursos de licenciatura na rede pública federal – com o Reuni e os Institutos Federais; criamos a Universidade Aberta do Brasil; o Programa de Consolidação das Licenciaturas; a bolsa de iniciação à docência. E instituímos um piso salarial nacional para todos os docentes. Sem dúvida, já avançamos muito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, na Educação Profissional e Tecnológica, na Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Superior e na pós-graduação, mas sabemos que ainda há o que ser feito. Daí a enorme responsabilidade de cada um de vocês nesta conferência”, destacou.


Lula se disse entristecido por aqueles que o antecederam não terem agido da mesma forma que ele com relação aos investimentos em

Educação e pediu ainda que os seus sucessores façam muito mais do que fez pelo setor. Para o presidente, o Brasil deverá, em pouco tempo, deixar de exportar apenas “soja e laranja, mas a inteligência e a criatividade desse povo”.

Ele elogiou Fernando Haddad, dizendo ser “uma dádiva tê-lo como ministro da Educação, porque talvez tenhamos educadores mais preparados do que ele para o cargo, mas não basta conhecimento: é preciso sensibilidade para conhecer o País e ele combinou a humildade para ouvir com a capacidade em criar programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (ReUni) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), por isso, fizemos essa revolução na Educação brasileira”.

Para Lula, “o debate que começou nesta semana tem uma história: é preciso destacar, que ao longo do ano passado foram realizadas 1.421 conferências municipais, 470 intermunicipais e 27 estaduais. Participaram dessas conferências 401 mil pessoas. Tanto é assim que já realizamos 65 conferências nacionais sobre diversos temas. Esta conferência é a 66ª e temos pelo menos outras cinco previstas para o primeiro semestre”, pontuou.

Das 106 conferências nacionais realizadas de 1941 a 2010, 65 delas ocorreram a partir de 2003. “Em oito anos fizemos mais conferências do que todos os governos dos 60 anos anteriores”, salientou.

Nenhum comentário: