sexta-feira, 30 de abril de 2010

FIRJAN ABRAÇA PROJETO DO DEPUTADO OLNEY BOTELHO(PDT/RJ) PARA PANIFICAÇÃO

A Panificação está entre os maiores segmentos industriais do país e vem registrando contínuo crescimento de faturamento, de vendas físicas e de abertura de novos empregos.

São mais de 60 mil micro e pequenas empresas (96,3% das padarias brasileiras), e atendem em média 40 milhões de clientes por dia (21,5% da população nacional). O setor gera 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão indiretos. Sua participação na indústria de produtos alimentares é de 36,2%.

O Rio de Janeiro é o segundo estado em concentração de padarias no país com mais de 7.400, ficando atrás somente de São Paulo (12.764).

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP) em 2009, o segmento registrou crescimento de 14%. Ao decorrer do ano, a indústria da panificação será responsável pela abertura de 10 mil novos empregos, com o que o segmento responderá por mais de 760 mil postos de trabalho. Dos pães consumidos no Brasil 86% correspondem aos pães artesanais (sendo 58% pão francês) e 14% são os pães industrializados.

Os empresários, muitas vezes, no intuito de realizarem melhorias no estabelecimento e nas condições de trabalho, começam a desencadear ações isoladas sem verificar as causas para os problemas.

Para alcançar o sucesso é necessário reconhecer e administrar esses problemas, aceitar e acompanhar as mudanças do meio. Desenvolver nossas instituições e empresas de tal maneira que elas sejam capazes de transformar a ameaça da mudança em oportunidades de crescimento.

E esse é o foco do projeto apresentado pelo Deputado Olney Botelho (PDT/RJ) à FIRJAN.

O projeto “Panificação em Ação” identificará os problemas do setor para desenvolver soluções através de seminários itinerantes em todo o Estado do Rio de Janeiro. Os seminários serão organizados pelo IPC e contará com o apoio de todos os sindicatos e associações de panificação e confeitaria do estado.

“O setor de panificação é forte, mas precisa de idéias para encontrar novos caminhos. E a vida me ensinou que sozinho ninguém faz nada por isso criei um projeto que une. A ALERJ criou a Frente Parlamentar de Apoio a Panificação pensando nisso: buscar soluções em conjunto e não temos dúvida que os empresários, os trabalhadores e principalmente o estado do Rio de Janeiro comemorarão uma indústria muito mais competitiva e bem sucedida”, comemora o Deputado Olney.

http://www.olney.com.br/index.php?item=noticias&tipo=

Nenhum comentário: