domingo, 11 de abril de 2010

HAITI: OS ABUTRES SOBRE UMA PLACA

Na conferência de Nova York, os países doadores prometeram gastar dez mil milhões de dólares para reconstruir o Haiti. A reconstrução será liberal sem que as pessoas devem ter uma palavra a dizer.

O resultado da conferência de Nova Iorque, em ajuda para financiar a reconstrução do Haiti, foi elogiado por toda a imprensa. Diferentes países têm demonstrado uma generosidade rara que descobrimos com surpresa.

É uma súbita consciência pós-crise? As imagens do terremoto que matou mais de 200 000 mortes conseguiram obter, no lugar de lágrimas, verifica grande para os nossos dirigentes?

A notícia do mundo nas últimas semanas oferece surpreendentes contrastes entre o país à falência, como a Grécia e esta conferência, onde 9, 9 bilhões de dólares saíram do chapéu. Obviamente, se escondendo por trás dessa generosidade certamente a voracidade dos Estados que tenham mantido em situação de pobreza e Haiti desde a independência.

Organizações haitianas já denunciaram o estrangulamento das ONGs sobre o dinheiro da reconstrução, uma espécie de privatização da ajuda internacional. Este sistema certamente não tem alguma vantagem para dar grandes somas aos estados para corromper a corrupção, mas também muitos "falsos" As ONGs têm desviado donativos de instituições como a indivíduos. O principal problema é que o povo haitiano, como muitos outros, vê a sua soberania violada novamente. As necessidades são avaliadas por organizações ocidentais, modelada em esquemas definidos em Nova York ou Paris, como os planos do FMI.

A idéia da tutela do Haiti, o que provocou um debate nas últimas semanas, foi abandonada, mas a verdade é que o auxílio não estará sob o controle exclusivo dos haitianos. Parlamento do Haiti vai eleger um co-presidente da agência que vai distribuir os fundos, sendo o outro Bill Clinton.

Isso executa duas fundações, que Bush Clinton Fundo Haiti, onde ele se encontra com o ex-presidente Bush. Bill Clinton também foi o enviado especial da ONU para o Haiti, nadamos em um conflito de interesse.

O projeto não apenas fundos para a reconstrução de abrigos para lidar com o período chuvoso, em maio Isto é para fazer "mudanças estruturais" no claro de impor de fora uma política econômica ultra-liberal, impulsionando o desenvolvimento das zonas francas para a indústria têxtil e de "modernizar" o setor agrícola emprega 70% da população.

Não é ajuda, mas as grandes nações comerciais que estão no Haiti, a dívida não é questionada e os fundos serão geridos pelo Banco Mundial.

As zonas de desenvolvimento baseado na exploração dos agricultores pobres em recursos do tremor que nos impor salários mais baixos e da falta de direito do trabalho característica das áreas onde trabalhou até meio-dia de cada dia para um salário diário médio de cinco dólares.

Cancelamento da dívida, é essencial que um pedido deve ser o primeiro passo para o Haiti. Os haitianos são os únicos a decidir da utilização desses fundos.
Thibault Blondin

Nenhum comentário: