sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O PRESIDENTE LULA QUER APROVAÇÃO DO PRÉ-SAL E PRECIONA CONGRESSO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou eventos relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na quinta-feira para colocar pressão sobre os parlamentares para a aprovação dos projetos do pré-sal.

Para Lula, o futuro do país como grande potência mundial depende da aprovação do marco regulatório do pré-sal pelo Congresso Nacional. O presidente acrescentou que as novas reservas de petróleo não são mais da Petrobras e nem das empresas particulares, mas do povo brasileiro.

“Agora vai depender dos nossos deputados e dos senadores aprovar o modelo de partilha que está lá (no Congresso) para que daqui a 10 ou 15 anos este país se transforme numa grande potência, acabe com o analfabetismo e dê a este povo a dignidade que nós merecemos”, disse Lula em Fortaleza.

O projeto que institui o regime de partilha para o pré-sal é o coração da proposta do marco regulatório do petróleo enviada pelo Executivo.

Antes, na cidade de Sobral, onde participou de uma inauguração de escolas técnicas, Lula exaltou a criação do fundo social a ser criado com recursos da exploração das novas reservas de petróleo.

Ele reafirmou que o governo não quer gastar mal o dinheiro como ocorreu em outros grandes produtores petróleo.

“A gente não quer fazer o que já vimos de experiência em outros países. Pegar o dinheiro e a gente torrar ele à toa nos gastos comuns do governo”, disse.

O fundo a ser criado com recursos da exploração do pré-sal deverá ser usado nas áreas de ciência e tecnologia, educação, combate à pobreza, cultura e meio ambiente.

Nenhum comentário: