quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Israel rejeita o relatório do Goldstone




Os efeitos dos ataques aéreos israelenses na Jabaliya durante a agressão (Francês - Arquivo)

Israel confirmou a sua recusa em relatar os resultados do Comitê Internacional para a Verdade com a guerra na Faixa de Gaza, acusou Israel de cometer crimes de guerra durante a recente agressão contra a Faixa de Gaza e iniciou uma campanha diplomática para impedir que o relatório de acesso ao Conselho de Segurança ou O Tribunal Penal Internacional.


Deixou claro que o porta-voz do governo israelense, Mark Revguev quarta-feira que Israel não está no processo de conduzir uma investigação independente sobre Conduta do Exército durante a guerra em Gaza Ele disse que a investigação conduzida pelo exército permanecerá aberta para uma revisão judicial independente, com a possibilidade de recurso contra os resultados da investigação oficial, anunciado pela liderança militar.


O comentário Revguev sobre o relatório do presidente da Comissão da Verdade na guerra de Gaza do juiz Estados do Sul Africano das Nações Richard Goldstone Que acusou tanto o exército israelense, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) Crimes de guerra e apelou a Israel para uma investigação internacional independente e imparcial.


Campanha diplomática
O governo de Israel começou uma campanha diplomática no exterior para minimizar os danos que podem ocorrer para elas, como Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros Danny Ayalon, os israelenses - que está atualmente em uma visita oficial a Washington - que Tel Aviv é considerar maneiras de reduzir as repercussões do relatório e que irá apoiar Susan Rice U. S. Embaixador em Conselho de Segurança da ONU.


Ayalon: Vamos pedir o apoio dos Estados Unidos do Conselho de Segurança para limitar as repercussões do relatório (Francês - Arquivo)
Entretanto, os relatórios de notícia em Haifa, Wadi awawdi que nove organizações de direitos humanos israelense convidou o Governo a respeitar o relatório da Goldstone e convidou-os a aplicar o que as suas recomendações a necessidade de uma investigação independente sobre a conduta do Exército durante a guerra em Gaza.

Ele acrescentou que o Ministério dos Negócios Estrangeiros acusou o relatório como tendenciosa e incentivou os grupos terroristas, segundo o ministério em um comunicado divulgado na terça-feira.

Redução dos encargos
Entretanto Goldstone, disse Nicole filha - do Juiz Goldstone - que seu pai comutada acusações contra Israel, que está contida no relatório da Comissão e incluídos os crimes de guerra cometidos por Israel contra civis palestinos.

O Gwleston - que já tinham estabelecido em Israel - disse à Rádio do Exército israelense na quarta-feira ele não tinha para o pai "do relatório foi o mais grave de Israel", e que o juiz Goldstone tomou para si a tarefa de alcançar a paz, e se todo mundo está trabalhando para Israel.

Fontes de mídia, disse que os judeus israelenses Goldstone, da África do Sul se define como um sionista, que é presidente emérito de vários organismos em Israel, incluindo o Conselho de Administração de uma rede de escolas e da Comissão de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém.


Posição palestina

O chefe do governo palestino, o artigo Ismail Haniyeh Congratulou-se terça-feira o relatório da Comissão de Inquérito sobre a guerra israelense contra a Faixa de Gaza há oito meses atrás, dizendo que, desde uma acusação clara de Israel de cometer crimes de guerra.

Haniyeh disse - em declarações aos jornalistas durante a reunião semanal do gabinete em Gaza - que Israel utilizou sua força aérea e meio brigadas terrestres múltiplas, mar e matou a maior parte durante os 22 dias na Faixa de Gaza, mas a condenação feita pelo mesmo relatório para o Hamas.

"O povo palestino e da resistência palestina no local de auto-defesa e não na cena do crime, nunca pode ser uma simples comparação entre o potencial que a resistência em Gaza e na grande poder possuído pela ocupação".

Haniyeh afirmou que seu governo tinha "facilitou o trabalho desta comissão, tendo-lhes com o clima necessário para atingir toda a verdade por trás da recente guerra no sector".
AL JAZIRA

Nenhum comentário: