domingo, 20 de setembro de 2009

Coordenador do apagão de FH diz que tarifas não são tão altas

Coordenador do apagão de FH diz que tarifas não são tão altas


O ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, negou, nesta quarta-feira (16), que as tarifas de energia elétrica no Brasil sejam as mais caras do mundo, como afirma estudo do DIEESE apresentado à CPI das Tarifas de Energia da Câmara dos Deputados.
Kelman afirmou, em depoimento à CPI, que o grande problema está na comparação das tarifas pagas com a renda per capita da população.

“Neste caso, sim, há muito que evoluir”, disse.


Durante a audiência, o ex-diretor foi desmentido por diversos deputados. O deputado Ciro Nogueira (PP-PI), destacou que comparar o preço pago pela energia no Brasil com o preço da Dinamarca, como queria Jerson Kelman, que depende de energias muito mais caras, como a eólica e a nuclear, não é correto para se fazer uma análise real da questão. Segundo Ciro “o Brasil deve ser comparado com países que usam fontes parecidas, como o Canadá e a China”, e neste caso, sim, temos a energia mais cara do mundo em relação ao seu custo de produção.

Kelman serviu ao governo de FHC desde 1999, quando participou da criação da Agência Nacional de Águas (ANA) e foi presidente do Comitê Gestor da Crise Energética (2001-2002), que elaborou a maior parte das metodologias e procedimentos da Aneel.

Nenhum comentário: