quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Evo Morales conversa com o seu homólogo chinês em satélite


La Paz, 16 de setembro ABN .- O presidente boliviano, Evo Morales anunciou quarta-feira ele se reunirá em 21 de Setembro com o seu homólogo chinês, Hu Jintao, para discutir a construção do primeiro satélite de telecomunicações no país andino.

Morales disse que a reunião bilateral com líderes asiáticos terá lugar no âmbito da sua participação na 64a sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, informou a agência de notícias Prensa Latina.

O presidente boliviano disse que durante sua recente visita a Genebra, na Suíça, conseguiu entrevistar o presidente-executivo da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Hamadoun Toure, que garantiu a órbita do satélite, que leva o nome de Tupac Katari, em homenagem líder indígena esquartejado no século XVIII.

O dignitário disse que ele também concordou reuniões técnicas no início de 2010, com a participação de representantes do fabricante que é a China.

Ele explicou que, devido à diversidade e contraste geográfico da Bolívia, nem todas as famílias podem aceder à Internet e outros benefícios da comunicação moderna, daí a importância do estado de satélite.

O projeto vai custar cerca de $ 300 milhões a ser financiado por um empréstimo que lhe dará Pequim e os recursos do Tesouro Geral da Nação.

Outros países sul-americanos que têm os seus próprios satélites de comunicações são Argentina, Brasil e Venezuela.
AGÊNCIA BOLIVARIANA



Nenhum comentário: