sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Romney diz que não tem que se preocupar com pobres dos EUA


Candidato fez fortuna esquartejando empresas e destruindo empregos e, longe dos eleitores, diz o que pensa: pobres que se explodam. Já Obama governa para os bancos e posa de governar para todos

Não é todo dia que a “democracia dos biliardários” em vigor nos EUA é exposta em toda a sua crueza, mas o candidato republicano à presidência, Mitt Romney, foi flagrado, em vídeo, dizendo que quer que metade da população do país, ou mais exatamente 47%, se exploda, que “não é trabalho dele” – nem na campanha, nem depois – “se preocupar com essa gente”. O vídeo acabou vindo a público, revelado pelo site da revista “Mother Jones”, com a ajuda do neto do ex-presidente Carter, James Carter IV, que chegou a ele através da internet.

Os 47% que não contam para Romney, segundo ele “não assumem responsabilidade pela própria vida”, “não pagam imposto”, “acreditam que são vítimas, acreditam que o governo tem a responsabilidade de cuidar deles, acreditam ter o direito a cuidados de saúde, comida, habitação, o que você disser”. O vídeo foi gravado em segredo numa festa numa mansão de um milionário na Flórida, em maio, para arrecadação de fundos, em que o candidato republicano se sentiu realmente à vontade.

Que gente espaçosa esses 47%: acreditam que o governo tem a responsabilidade de lhes prestar cuidados de saúde, comida, habitação, imagine-se só. O governo, tendo de cuidar dos bancos, das corporações, dos magnatas e das verbas do Pentágono, e vêm os 47% querendo seu quinhão. Não pagam imposto de renda - ainda se fossem bancos, ou o próprio Romney, que só paga 15%, menos do que qualquer família de classe média...

Sem ter como negar, e depois de ter tentado alegar que o vídeo fora editado, Romney não se desculpou, limitando-se a dizer que poderia ter sido “mais elegante” nas declarações, mas que estava defendendo sua visão da América dos empreendedores. Como ele, um especulador abutre que fez fortuna apostando, esquartejando empresas e demitindo. Na verdade, 47% da população dos EUA não paga imposto de renda pela simples razão de ser isenta devido aos baixos rendimentos recebidos.

REMENDOS


Nos próximos dias, são esperados remendos de Romney para buscar aplacar a ira provocada pelo seu desdém por 47% dos norte-americanos. A metralhadora giratória de Romney atingiu a classe média empobrecida pela crise, os milhões de desempregados, os idosos que precisam ter seus cuidados garantidos, os veteranos de guerra, os trabalhadores que ganham salário mínimo. E repercute até mesmo entre a base republicana: dos dez estados mais pobres, oito são governados pelo partido.

O vídeo trouxe novo alento à Casa Branca, de onde Obama, que fez o bailout de Wall Street, encharcando o JP Morgan Chase, o Bank of America, o Citibank, o Wells Fargo e o Goldman Sachs, seguirá posando de “campeão da classe média”.

                                                                                               
ANTONIO PIMENTA


Nenhum comentário: