sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bernardo faz lobby contra A Voz do Brasil

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo afirmou em entrevista, na segunda-feira (17), ser favorável ao projeto que flexibiliza o horário de veiculação da Voz do Brasil nas rádios do país. Produzida pela Empresa Brasileira de Comunicação, A Voz do Brasil existe desde a década de 1930 e veicula notícias institucionais dos três Poderes às 19 horas.

“A minha opinião é que se a Câmara votar o Governo deve sancionar porque dentro do Congresso tem pontos a favor e tem gente a favor, assim como tem gente contra. Então eu acho que o grande interesse é justamente o rádio no carro, porque é um horário onde a pessoa está dentro do carro e pode ter o interesse em ouvir uma programação diferenciada, pois você está ali naquele momento e quer um noticiário mais variado do que só noticiário do Congresso e do Executivo. Então eu acho que vale a pena e que é uma boa alteração”, disse o ministro Bernardo.

O projeto de flexibilização da Voz do Brasil recebeu o repúdio de inúmeras entidades que divulgaram uma carta aberta à população denunciando a tentativa de se calar a Voz do Brasil.

“Para uma grande massa de brasileiros que vivem nos chamados grotões do campo e da cidade, sem acesso a leitura de jornais, a Voz do Brasil é o que lhe resta como única opção informativa para saber das decisões dos poderes públicos, da atuação dos seus representantes no Congresso e das deliberações do judiciário”, destacou a carta.

“A flexibilização do horário de apresentação da Voz do Brasil poderá constituir-se, de fato, numa alteração que, na prática, levará à sua não veiculação, portanto, ao desaparecimento do mais antigo programa de rádio do mundo atual. O que interessa apenas aos conglomerados empresariais da comunicação”.

Para o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, que bloqueou a votação do projeto que tenta flexibilizar o horário de transmissão do programa Voz do Brasil, o projeto “tem por objetivo acabar com o programa”. “Milhões de brasileiros o escutam assiduamente, para a grande maioria dos municípios brasileiros, sem a presença de jornalismo, nem impresso nem de rádio ou TV local; é a Voz do Brasil a única oportunidade de ter acesso a informações relevantes que decidem na vida do cidadão”.

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