quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Políticas econômicas federais alavancam turismo no Brasil



Há alguns anos, o turismo era um serviço consumido ainda por poucos. Essa realidade mudou com a gestão do PT que possibilitou que mais e mais brasileiros frequentassem aeroportos. “Os desembarques domésticos chegaram a quase 100 milhões em 2013 e eram apenas 30 milhões em 2003. Isso é fruto das melhorias socioeconômicas e das políticas do governo federal”, afirma o ministro do Turismo, Vinícius Lages. “O turismo também se beneficiou com o aumento da renda do brasileiro”, exaltou.

De acordo com o ministro, o crescimento do TURISMO NO BRASIL nos últimos dez anos tem muito a ver com a formalização de empregos. Mais de 20 milhões de trabalhadores foram formalizados e, pela primeira vez, puderam tirar férias remuneradas e viajar. “Para quem trabalha com carteira assinada isso é um direito conquistado há muito tempo. Mas para esses 20 milhões de brasileiros é uma condição adquirida recentemente. Isso também contribuiu para o crescimento do turismo no país”, afirmou.

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou o maior faturamento dos últimos seis anos para o período de abril a junho de 2014. Segundo a pesquisa, os negócios no mercado desse segmento deverão permanecer aquecidos no terceiro trimestre, já que 60% das operadoras de turismo e 57% das agências de viagem consultadas projetam aumento de receita no período. O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo mostra também que 18% do setor estima aumento no nível de emprego no terceiro trimestre, enquanto 72% prevê estabilidade no quadro de pessoal.

Desde a criação do Ministério do Turismo, em 2003, o governo federal vem investindo sistematicamente em infraestrutura turística. “Nesses últimos 10 anos foram R$ 8,5 bilhões em infraestrutura especializada, ou seja, em centros de atendimento ao turista, sinalização turística, e mesmo obras de pavimentação que melhoram o acesso a alguns atrativos turísticos”, explicou Lages, lembrando que o PAC Turismo, como preparação para a Copa do Mundo, investiu em obras como centros de convenções e em intervenções de acessibilidade, melhorando substancialmente a qualidade dos serviços, a logística e a mobilidade nos distritos turísticos brasileiros.
Qualificação profissional

“Também investimos na qualificação de mão de obra. Foram 167 mil vagas somente por meio do Pronatec, que é um importante programa de formação técnica de mão de obra. Os cursos foram oferecidos pelo Ministério da Educação, indicadas pelo Ministério do Turismo. Outros ministérios ofereceram 150 mil vagas para cursos voltadas ao setor de turismo”, disse Lages.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para Turismo (Pronatec Turismo) foi criado inicialmente para atender a demanda turística da Copa do Mundo e matriculou 167 mil pessoas em 120 municípios brasileiros. Com o término do mundial, o programa continua atuando com uma nova listagem de cursos e atendendo 214 municípios. O Ministério do Turismo estima que 100 mil vagas sejam ofertadas até 2016.

O programa está formatado em quatro eixos. O Pronatec Turismo, para qualificação de pessoas para suprir necessidades de profissionais em municípios participantes; o Pronatec Turismo na Empresa, para aperfeiçoamento profissionais de quem já trabalha no setor; o Pronatec Turismo Social, para qualificação de jovens no Projeto ViraVida (SESI) e seus familiares que pretendem ingressar no mercado de trabalho no setor; e o Pronatec Turismo Desenvolvimento Local, para aperfeiçoamento profissional de pessoas que exercem atividades produtivas associadas ao turismo.

“Promover a qualificação da educação profissional é importante, mas também é preciso investir na formação em EMPREENDEDORISMO, em gestão e na formação de lideranças turísticas”, complementa Lages. “Investimos muito também na estruturação de produtos turísticos e na preparação dos empreendedores para que eles pudessem oferecer cada vez mais uma experiência memorável”, afirmou o ministro.

Mais Turismo

Para Lages, o ministério está preparado para fazer ainda mais. “A Copa do Mundo colocou o turismo brasileiro em evidência. Hoje o mundo passa a reconhecer no Brasil um destino turístico muito interessante para ser visitado”, disse.

No último dia 19, foi lançado o Programa Lidera Rio Turismo, uma parceria entre o Sebrae/RJ, o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo. O objetivo é investir em seminários e consultorias técnicas para capacitar gestores públicos e empresários do setor, especialmente as micro e pequenas empresas da região.

Na avaliação do ministro, o próximo ciclo de desenvolvimento do turismo requer uma agenda de continuidade dos investimentos na infraestrutura turística, com a expansão de aeroportos, sobretudo os regionais, e da infraestrutura portuária, para que, além de terminais de carga para escoamento da produção e importação de produtos, atuem também como terminais de passageiros. “O país já ganhou muito com novos aeroportos, com novas obras de rodoviárias, portuárias, enfim, cresce bastante essa OFERTA de infraestrutura e de serviços. Vamos continuar com a qualificação. O Ministério do Turismo quer participar desse esforço, oferecer outras qualificações, e continuar investindo na promoção do turismo nacional”, concluiu.

http://osamigosdapresidentedilma.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: