sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ONU: Em 10 anos, Brasil venceu a fome


Em 10 anos, o Brasil conseguiu reduzir à metade a fome em seu território. A constação é da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em relatório divulgado nesta terça-feira (16). Com isso, o Brasil alcançou um dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio que a ONU estabeleceu até 2015.
Desde o governo Lula passando pelos quase quatro anos de Dilma, o Brasil tem colecionado conquistas históricas na área. Não é à toa que a presidenta costuma dizer: “Estamos vivendo neste momento uma situação maravilhosa: estamos vendo crescer a primeira geração de crianças brasileiras que não passa fome”.
Jornais e portais de internet do mundo inteiro elogiaram o Brasil por mais essa vitória no campo social. O Yahoo Espanha, por exemplo, lembrou o fato “histórico” é o país “sair do mapa da fome da ONU”. A BBC lembrou que o Brasil reduziu a “taxa de desnutrição à metade”.
“Superar a fome era uma das principais metas do Estado brasileiro e isso foi possível”, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
A cada dia fica mais claro que a prioridade dada pelos governos Lula e Dilma à superação da pobreza crônica no Brasil a maior das conquistas da história brasileira. Antes mesmo do relatório divulgado esta semana, a ONU já havia elogiado o governo brasileiro pelo Bolsa Família, considerado pela organização internacional um programa que traz “benefícios a longo prazo, já que as famílias precisam manter os filhos na escola para receberem o benefício”.
O novo relatório da FAO mostra que ainda há cerca de 805 milhões de pessoas com fome no mundo – ou seja, um de cada nove habitantes do planeta não tem alimentos suficientes.
Clique AQUI para ver dados e gráficos sobre o mapa da fome da ONU. 
http://renatorabelo.blog.br/

Nenhum comentário: