quinta-feira, 10 de julho de 2014

“SOMANDO FORÇAS”. O RIO DE JANEIRO DE PÉ PELO BRASIL



Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país: meu papel como educadora. A cidadania está relacionada com a participação social; votar faz parte desta participação.

Alguns imaginam que ao anular o voto – ou optar pelo branco – está protestando ou demonstrando sua revolta ou desprezo pelos políticos ou pela política. Engana-se sobre este efeito. Quem anula o voto colabora para a manutenção no poder daqueles a quem despreza.

Em nosso sistema eleitoral, somente são computados votos válidos. Nulos e brancos não são validos, então, não contam. Isto contribui para reeleição de um político que não representa o povo; daqueles de quem ouvimos falar nas notícias sobre corrupção ou desvio de verba. Não exercer a cidadania favorece a corrupção.


O exercício da cidadania requer algum esforço. Quando os jovens foram às ruas no ano passado pela redução da tarifa do transporte rodoviário, demonstraram isso. É preciso sair da inércia. Votar também exige esforço. É preciso pesquisar os candidatos, escolher aquele que de fato o representa e pode ser a sua voz no poder legislativo e executivo. Isso não é favor dos eleitos; é obrigação. E cabe aos eleitores cobrar de seus representantes eleitos. Para mudar este ambiente político que consideramos sujo e corrompido, precisamos encontrar novas opções.

Os deputados são nossos representantes e, por isso, quem deve fiscalizar e cobrar pelo trabalho deles somos nós. Os deputados são os responsáveis pela elaboração das leis, assim como pela votação das mesmas, aprovando-as ou não. As leis regem o comportamento da população e, portanto, é tão importante saber quais delas tramitam na Assembleia (estadual) e no Congresso (federal).

O deputado estadual atua na Assembleia Legislativa e tem a função de propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, entre outros. Podem também interceder junto ao governador por liberação de verbas para obras e melhorias nos municípios.

Diante disto, gostaria de me apresentar como candidato à cadeira de deputado estadual no RJ: Aylton Mattos (15012). É a primeira experiência como candidato a um pleito eleitoral.  Candidato ficha limpa, que, como cidadão, tenho uma história na militância política e sindical.  Sou um cidadão, brasileiro, carioca que sempre exerceu sua cidadania envolvendo-me nas atividades em entidades sindicais, associações de moradores, partidos políticos, movimento estudantil, brigando por minhas convicções, com coerência e lisura.

Desejamos ir á casa de cada eleitor, onde possamos reunir mais alguns, para discutirmos as propostas, ouvirmos novas e ampliarmos nosso projeto de trabalho. Afinal, os deputados são os responsáveis pela elaboração das leis, assim como pela votação das mesmas, aprovando-as ou não, e as leis regem o comportamento da população.

Não contamos com verba de partido, de empresa ou outras fontes, por isso, o apoio de eleitores conscientes é fundamental. Cada ação em nosso favor conta muito. Como disse o senador Requião do Paraná do PMDB em uma de suas últimas apresentações no senado: ‘O verbo venceu a verba’. Queremos dialogar com os eleitores, discutir propostas e ampliá-las, para que representem – de fato e de direito – os anseios da população do estado do Rio de Janeiro.

Para conhecer mais sobre este candidato, você pode acessar o blog, ayltonnevesmattos.blogspot.com, ou www.facebook.com/ayltonmattos, ou o grupo https://www.facebook.com/groups/652309944847777/ (Amigos e apoiadores da candidatura de Aylton Mattos

Obrigado.

 Aylton Mattos - 15012 - PMDB





Nenhum comentário: