quinta-feira, 24 de julho de 2014

SOLIDARIEDADE AO PSOL


Um amigo quer saber: por que ele deve solidariedade ao PSOL do Rio se o PSOL não foi solidário com os presos do mensalão petista?
1. Não acho que o PSOL do Rio esteja pedindo solidariedade, até porque não há provas de envolvimento do partido, institucionalmente, com atos violentos.
2. Pessoalmente, acredito mais em qualquer militante do que nas polícias do Rio, de São Paulo e de Minas, que servem exemplarmente a seus patrões políticos e são capazes de produzir "provas" contra qualquer um, inclusive colocando em prática a invenção de quadrilhas de pessoas que não se conhecem e agem de forma "coordenada". Por favor, me apontem algo mais bizarro que essa ideia. Exemplo? Tem um jornalista preso em Minas com "robustas provas" por desagradar Nhonhô Aécio, o cara que constrói um aeroporto particular na terra do tio-avô.
3. Pessoalmente, não acredito em uma só palavra que saia das Organizações Globo, especialmente quando se trata dos movimentos sociais. Não estou falando de ouvir dizer. Eu trabalhava na Globo no auge da tentativa de criminalizar o MST. Lembram-se do "assassinato" de um laranjal pelos sem terra? Pois é, deu no Jornal Nacional sem menção ao fato de que era em terra grilada por uma empresa.
4. Não existe crime por associação. O primo do filho de um amigo que ligou para um cara que atirou um rojão e colocou em risco a vida alheia não pode ser responsabilizado pelo ato do descerebrado.
4. Defendo princípios, não partidos. Presunção da inocência. Direito à defesa. Direito a ser ouvido antes dos assassinatos de caráter tão comuns na mídia brasileira.
5. Se o PSOL não foi solidário aos presos do mensalão, então eu vou defender que a mesma injustiça de prender e condenar sem provas sólidas seja feita contra outras pessoas, por vingança política? Juro que não entendo essa lógica.

Nenhum comentário: