quarta-feira, 21 de novembro de 2012

“Provamos que aumento de salário não provoca inflação”, afirmou Lula



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no sábado (17), durante visita à sede da Cosatu – maior central sindical sul-africana, que uma das conquistas do seu governo no combate às desigualdades sociais foi provar "que aumento de salário não gera inflação". O ex-presidente falou sobre sua experiência de governo, com programas sociais e valorização do salário mínimo criando um forte mercado consumidor interno.
"Quais foram as palavras-chave do sucesso da redução de pobreza no Brasil? Democracia e inclusão. Nós provamos que aumento de salário não gera inflação. Quando aumenta o salário, aumenta o consumo dos mais pobres, o comércio produz mais, as fábricas produzem mais, e isso gera mais empregos", afirmou.
Lula defendeu que o governo e o movimento sindical sempre têm de manter um diálogo aberto, constante e franco, para que unindo as forças que derrotaram o apartheid elas sejam capazes de derrotar a desigualdade e a crise econômica.
"O valor que aprendemos a dar para a luta de vocês, isso não merece, em um momento de dificuldade, por mais divergências que vocês tenham, que não sejam capazes de discutir e encontrar uma solução comum, para que juntos, as mesmas forças que derrotaram o apartheid derrotem qualquer crise econômica, inflação e protejam a coisa mais sagrada para um trabalhador, que é o direito de trabalhar e levar comida de volta para casa. Este é uma valor inestimável", ressaltou.
O ex-presidente também defendeu a diversificação dos parceiros comerciais da África do Sul, para reduzir a dependência da Europa e dos Estados Unidos, ampliando mais o comércio do país com a própria África e a América Latina.
No seu último congresso, em setembro, a Cosatu havia defendido para a África do Sul o que seria um "Momento Lula", de redução de desemprego, desigualdade econômica e pobreza. "Graças a Lula, o Brasil não é mais o país com maior desigualdade do mundo", destacou Tyotyo James, vice-presidente da central sindical.
Na segunda-feira (19), Lula iniciou a programação da sua visita a Moçambique, sendo recebido em um almoço pelo presidente moçambicano, Armando Guebuza. Após o encontro, participou de uma conferência sobre luta contra a desigualdade social no Centro de Documentação Samora Machel.
Nesta terça (20) está programada a vista do ex-presidente a unidade da Universidade Aberta do Brasil em Maputo, capital do país, e também uma fábrica de medicamentos antirretrovirais – parceria com o governo brasileiro para produzir em Moçambique remédios para o tratamento de portadores de HIV. A agenda desta terça prevê ainda palestra para empresários. Nesta quarta-feira (21), o ex-presidente visita a Etiópia.
http://www.horadopovo.com.br/

Nenhum comentário: