sábado, 17 de novembro de 2012

Novo CC elege Xi Jiping para liderar expansão do mercado interno na China


O novo comitê central do Partido Comunista da China, eleito no 18º Congresso que se encerrou na quarta-feira (14), escolheu na quinta-feira (15) o atual vice-presidente Xi Jiping como novo secretário-geral do partido, em substituição ao atual dirigente e presidente do país Hu Jintao, que se aposenta no final do ano. O mandato do CC é de cinco anos.

O novo CC deverá capitanear a mudança no modelo de crescimento chinês, com ênfase na expansão do mercado interno, incentivando o consumo doméstico com financiamento e investimento de longo prazo, “através da consolidação e desenvolvimento sem hesitação do setor público da economia”, como assinalou Jintao no seu discurso de abertura. Meta colocada pelo 18º Congresso para avançar o processo que nos dez anos do governo de Jintao transformou o país na segunda economia do mundo, para fortalecer o socialismo de características chinesas e erguer uma “sociedade moderadamente próspera” em todos os aspectos, que assegure a toda a população direitos básicos como educação, emprego, saúde e moradia.

Em março de 2013, Xi Jiping se tornará o novo presidente chinês por deliberação da Assembleia Nacional, completando o processo de transição. Ele também foi eleito para encabeçar a Comissão Militar Central. O atual vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, deverá se tornar o novo primeiro-ministro em substituição a Wen Jiabao.

“O Congresso elegeu o novo Comitê Central do Partido e substituiu líderes antigos por outros mais novos”, assinalou Hu Jintao, no discurso de encerramento. O novo CC conta com 376 membros, eleitos pelos 2.307 delegados ao congresso, após uma semana de debates.

Também foi escolhido o politburo de 25 membros e seu Comitê Permanente, de sete membros, composto por Xi Jiping, Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan, e Zhang Gaoli. Qishan, outro vice-primeiro-ministro como Keqiang, foi designado para presidir o corpo disciplinar do partido, a Comissão Central para a Supervisão da Disciplina.

Nenhum comentário: