quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Forças Armadas iniciam Operação Atlântico III



As forças armadas do Brasil desenvolverão operação conjunta denominada “Atlântico III” de 19 a 30 de novembro em estados do Sudeste e Sul do país.
O objetivo do exercício que envolverá cerca de 10 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, é criar uma linha de comunicação e defesa de estruturas estratégicas como portos, refinarias e usinas hidrelétricas e nucleares.
A operação abrangerá território marítimo dentro da área chamada Amazônia Azul – espaço marítimo de 305 milhões de km² e que abriga reservas de petróleo e gás da área do pré-sal, além de parte do território nacional dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Consta ainda no planejamento o controle de área e tráfego marítimo; missões de interceptação; defesa de costa; patrulha marítima; transporte aéreo logístico; e controle do espaço aéreo.
A “Atlântico III” é resultado de um complexo planejamento estratégico promovido pelo Ministério da Defesa e coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas para preparação de defesa dos recursos do mar e das estruturas estratégicas do país. Além das atividades militares, serão realizadas Ações Cívico-Sociais na área do exercício. A população receberá aulas de primeiros socorros e higiene e será beneficiada com atendimento médico e odontológico.
O comando da operação será do Almirante de Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Comandante de Operações Navais.

Nenhum comentário: