quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dilma: “essa é a crise de quem achava que quanto menos Estado, melhor”
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, afirmou que “a experiência do Consenso de Washington foi um desastre para os países pobres”.
“Eu queria falar um pouco para vocês sobre uma questão que é crucial hoje. Queria fazer uma reflexão sobre a crise que estamos atravessando. Esta crise não começou nos países pobres. Ela é uma crise dos países desenvolvidos. E ela tem uma característica muito forte da relação entre o setor produtivo e o setor financeiro, que não produz coisa alguma”, denunciou durante palestra no Fórum Social Mundial, realizada em Belém (PA).
“Essa crise dos derivativos”, prosseguiu Dilma, “é também a crise de um pensamento que defendeu que o Estado devia se curvar ao mercado, e que o mercado é perfeito e se autoregulava”. “Esta é uma crise provocada por quem acha que esse mercado dava conta de tudo, e que o Estado, quanto menos, melhor. Pois eu quero dizer a vocês que o mercado tem de ser controlado, sim”, acrescentou.
“Eu acredito que a grande virada do nosso país na história recente foi uma espécie de “decifrar a charada” do governo Lula. Assim como outros partidos que integram esse campo: nós sempre dissemos que não haveria crescimento econômico neste país sem os seus 190 milhões incluídos”. “Tiramos a proibição da palavra desenvolvimento e colocamos esta palavra onde ela deve ser”, frisou a ministra, muito aplaudida no encontro de Belém.

Nenhum comentário: