terça-feira, 9 de março de 2010

BANCOOP: FACTOIDE EM FACTOIDE


Diante do mais recente factóide forjado a partir de capa e matéria mentirosas da revista VEJA,

 a reação do tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, é certa e não poderia ser outra: desafiou o promotor João Carlos Blat a provar os desvios de que o acusa e vai denunciá-lo à Corregedoria do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

Vaccari é acusado, sem provas, pelo promotor Blat no MP-SP de desvio de R$ 30 milhões da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) quando a presidiu.

A acusação é velha, foi feita pela primeira há vez quatro anos, paralisaram o andamento do processo mas agora, para tentar atingir a candidata

 Dilma Rousseff vale tudo. Tanto que Estadão transforma o velho caso em sua principal manchete da 1ª página hoje, afirmando que o promotor "calcula" que o tal desvio pode chegar a R$ 100 milhões.

Para os que não se lembram, Blat, em sua passagem pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), foi investigado sob a acusação de tentar se livrar de multas no DETRAN, de relacionar-se com desmanches de veículos roubados e de proteger o contrabandista chinês Law Kin Chong (preso em São Paulo em 2002) fazendo uma investigação contra pequenos contrabandistas e deixando Law livre para atuar.

Não existe nada de novo no caso

"Não existe absolutamente nada de novo no MP em relação a esse assunto. Não vamos crucificar um companheiro com base em informações antigas", pondera o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. No mesmo sentindo, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, ameaça renunciar ao mandato caso Blat prove o desvio de recursos na gestão Vaccari, e vai além: "Espero que ele [Blat] faça o mesmo se não provar nada."

Para o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), "esse é o pior estilo de fazer política.

A oposição está sem eixo para a campanha deste ano, então as manchetes de jornais se transformaram no programa de campanha deles", afirmou. Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) resumiu bem o que considerou a abertura da temporada de denúncias para atingir a candidatura petista: "na primeira semana, apresentaram o lobby do Zé (José) Dirceu pela Eletronet. Depois, tentaram envolver o Fernando Pimentel (ex-prefeito de BH) no suposto mensalão. Agora, ressuscitam o caso Bancoop".

O mais novo factóide dentro deste factóide é que a oposição, o PSDB paulista - a exemplo do nacional sem programa, discurso e rumos - tentará de todas as formas explorar a denúncia em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa. Mais uma CPI, meus caros, dessas que todos sabemos a quem serve e por quais motivos são convocadas.

http://www.zedirceu.com.br/

Nenhum comentário: