quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cuba e os “desinformadores” de opinião



Um colunista escreveu um artigo sobre Cuba e a visita da blogueira Yoani Sánchez cujo título era: “Os idiotas perdidos no tempo” e baseado nisso pergunto: Seria então um idiota esse mesmo colunista que escreveu, há alguns anos, depois de um retorno de uma viagem à Cuba, que o país tinha lhe ensinado a não prejulgar aquilo que não conhecia e encheu a ilha de elogios?

Por Valter Xéu*


 Cuba 

Samuel, que já esteve em Cuba quatro vezes, não conhece Cuba e além de desconhecer todo o passado e presente de Yoani deixa transparecer que desconhece os 50 anos do bloqueio norte-americano e que, entretanto, Cuba se mantém, apesar da maior potência do planeta estar a pouco mais de 140 quilômetros e mesmo assim, os americanos que mandam no mundo, não conseguem mandar em Cuba.

Desconhece que, todos os anos, a maioria dos países membros da ONU vêm condenando o bloqueio e os Estados Unidos não dão a mínima e isso parece não ferir os sentimentos democráticos dos colunistas ávidos em criticar Cuba e que, com a presença de Yoani, virou a mania nacional dos “desinformadores” de opinião.

E por que isso?

Porque Cuba tem tomado precauções, precauções essas que levam a tomar medidas consideradas antipáticas pelo mundo pró-americano ou por aqueles que, apesar de viverem na mídia e da mídia, desconhecem por completo todo o imbróglio que envolve Cuba e os Estados Unidos e que não é dos últimos 50 anos e sim, desde as lutas pela independência contra a Espanha, que foi derrotada, mas que se sentou à mesa em Paris para discutir a capitulação. Foram os americanos que fizeram explodir o barco Maine no porto de Havana onde morreram mais de 300 marinheiros, acusaram a Espanha e declararam guerra aos espanhóis, isso quando a Espanha já estava derrotada pelos cubanos.

Nas negociações em Paris com os espanhóis, nenhum cubano e sim norte americanos.

Quem conhece um “pouquinho” da história da América sabe que todas as desavenças entre cubanos e norte-americanos vêm dai.

“Desinformadores” de opinião

O resto é jogar para a plateia informações pobres de conteúdo e que,na verdade, só servem para desinformar o leitor, levando-o a ter uma ideia errônea dos fatos e fazendo coro com aqueles, que mesmo sabendo a história, a escondem, e vão na onda dos "desinformadores" de opinião.

Será que os que encheram os jornais com ataques contra Cuba e dando eco para as informações de Yoani têm acompanhando as informações divulgadas pela ONU de que o índice de mortalidade em Cuba chega a 4,4 por mil nascidos vivos? E que esses índices superam vários países do primeiro mundo e que nos envergonha, apesar de sermos a 5ª ou 6ª economia do planeta, nossos números beiram a casa dos 30? Será que eles desconhecem as informações de que a expectativa de vida do cubano é maior que a do brasileiro?

E a blogueira afirma e eles acreditam ou acreditam por conveniência ideológica que o povo passa fome e segundo alguns colunistas, o país está na miséria e a pergunta aqui é: Como o povo pode estar passando fome e o país na miséria se ostenta índices sociais que muitos países desenvolvidos não têm?

Parecem desconhecer a solidariedade de Cuba com os países africanos e da América Latina. Nenhum médico americano está no Haiti enquanto os cubanos são milhares sem nenhum ônus para o governo haitiano, todos mantidos pelo governo de Cuba assim como em toda América Latina, Ásia e África.

Somente na ELAM – Escola Latino Americana de Ciências Médicas, milhares de latinos estudam medicina gratuitamente, assim como centenas de brasileiros que nunca teriam condições de fazer o curso.

Mil e tantos americanos – apesar da situação política de Cuba com os Estados Unidos – estudam medicina gratuitamente nas escolas cubanas. Alardeiam que se Hugo Chávez morrer, o regime cubano desmorona.

A União Soviética e todo o Leste Europeu desmoronaram e Cuba, apesar das dificuldades e do bloqueio dos Estados Unidos que impõem prejuízos ao povo cubano,  sobreviveu e sobrevive a isso tudo o que demostra que com Chávez ou sem Chávez, Cuba resistirá.

Apartheid

O líder sul-africano Nelson Mandela não cansa de afirmar que Cuba foi um dos principais fatores do desmantelamento. Os nossos bravos colunistas sabem por que Mandela afirma isso? É só procurar se informar sobre a participação dos cubanos na África e principalmente na Batalha de Cuito Cuanavale onde as tropas sul-africanas que invadiram Angola pelo território da Namíbia, foram derrotadas pelos angolanos com o apoio dos cubanos que chegaram a ter no continente africano mais de 300 mil homens.

Ah! Mas isso com certeza é desconhecido pela maioria dos colunistas que se pautam pelas informações das agências noticiosas norte-americanas, e que pautam nossas publicações e assim fica valendo a opinião deles que é o poço onde nossos bravíssimos “desinformadores” de opinião, buscam as “informações”. 

*Valter Xéu é editor dos sites Pátria Latina e Irã News

Nenhum comentário: