quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Obama assina portaria secreta para o financiamento de gangues contra Síria

 
O presidente Barack Obama assinou uma portaria secreta que autoriza o apoio oficial norte-americano aos que tentam derrubar o presidente da Síria, Bashar al Assad.

A informação divulgada pela agência de notícias Reuters, cita fontes do governo dos EUA.
A ordem presidencial, aprovada neste ano permite que a CIA e outras agências ajudem ativamente a seus mercenários na Síria.

Parece absurdo que um presidente assine uma "portaria secreta", isto é, sem o conhecimento do povo e do Congresso e, ainda mais, quando se trata de recursos e efetivos militares para buscar a derrubada de um governo soberano que não hostilizou os EUA, mas foi isso que Obama fez.

Os EUA elevaram o montante de recursos e de sanções unilaterais e a pressão sobre outros países para tentar levar o governo sírio à rendição, sem sucesso.

No mês de julho, os jornais Washington Post e NYT já haviam denunciado o envolvimento da CIA no apoio às gangues na Síria, mas a assinatura de decreto presidencial clandestino ainda não era de conhecimento público até a denuncia divulgada agora pela Reuters.

O porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor, não quis comentar o assunto. A fonte governamental admitiu ainda que, em conformidade com a portaria presidencial, os EUA estão colaborando com um centro secreto de comando operado pela Turquia.

Na semana passada a "Reuters" noticiou que a Turquia, com Arábia Saudita e Qatar, instalaram uma base perto da fronteira com a Síria para ajudar a direcionar equipamentos militares e de comunicações para os adversários de Assad.

Esse centro fica em Adana, cidade turca a cerca de 100 quilômetros da fronteira síria. Na mesma região está a base aérea norte-americana de Incirlik, com importante presença das agências de espionagem dos EUA.

Na terça-feira o canal NBC News noticiou que o bando Exército Sírio Livre obteve quase duas dúzias de mísseis terra-ar, que poderiam ser usados contra helicópteros e aviões do governo. A NBC disse que esses mísseis portáteis foram entregues aos rebeldes via Turquia.

Nenhum comentário: