sábado, 31 de janeiro de 2009

O LOBO DO MAR

Logo depois da revolução de 30, embora o governo brasileiro estivesse `honrando integralmente os compromissos de pagamento da dívida externa` (FGV), jornais começaram a noticiar a possibilidade de os Estados Unidos penhorarem o ouro brasileiro lá depositado.
Getulio ficou irritadíssimo. Osvaldo Aranha tinha deixado o Ministério da Justiça no fim de 1931 e assumido a Fazenda. Depois de uma conversa com um amigo que chegara de Nova York, Aranha disse a Vargas: - Getulio, tu precisas ir lá. Os Estados Unidos excedem em tudo que se pode imaginar. Nova York é uma cidade ciclópica e tentacular, alguma coisa de inacreditável pela grandeza, pelo progresso.
Getulio ouvia em silêncio, charuto na boca:
- Não vou. O cérebro deles é de cimento, chiclete e matéria plástica. E nunca foi lá. Na guerra, quando Franklin Roosevelt quis conversar com ele, teve de vir ao Brasil. Numa cadeira de rodas.
Estados Unidos
Getulio citou cimento, chiclete e matéria plástica. Esqueceu os tiros e bombas. Está no Brasil o subsecretario de Energia dos Estados Unidos, Jeffrey Kupfer. Visitou a Petrobras e o ministro de Minas e Energia: `Na pauta, a garantia de abastecimento energético` (Ilimar, `O Globo`).
Os Estados Unidos imaginavam que iam resolver sua crise de petróleo com tiros e bombas, invadindo e ocupando o Afeganistão e o Iraque e intimidando o Irã. As duas guerras continuam matando americanos e devastando os dois países e o Irã, dando uma banana para eles: `A dependência dos Estados Unidos do petróleo, que Barack Obama chama `o sofrimento dos americanos`, está mexendo com o bolso e a cabeça do americano médio. As reservas estratégicas de petróleo do país estão um pouco acima de 700 milhões de barris` (Merval Pereira, `O Globo`).
Petrobras
De repente, a Petrobras descobriu o `pré-sal`, a mais fantástica bacia de petróleo aparecida em todo o mundo nas últimas decadas: de 30 a 50 bilhões de barris, podendo chegar até 100 bilhões. É a nossa Olimpíada.
E não mais que de repente, como diria o poeta, `para patrulhar o Atlântico Sul`, os EUA resolvem recriar a IV Frota de sua Marinha, criada em 1943, durante a guerra e desativada em 50, há 58 anos. A América do Sul é a área prioritária para atuação, podendo, além do mar, penetrar pelos rios Amazonas (Brasil), Orinoco (Venezuela) e Prata (Argentina).
O embaixador dos Estados Unidos, Cliffor Sobel (será que ele também é fissurado numa gravatinha alheia?), nem tentou disfarçar: `Foi sugerido que o restabelecimento da frota está relacionado com descobertas recentes de petróleo. É importante deixar claro: não é o caso`.
IV Frota
O diretor do Departamento de Defesa da Federação das Indústrias de São Paulo, Jairo Candido, não se deixou enganar e foi ao ponto certo: `A IV Frota está sendo ativada porque deveremos estar entre 2013 e 2014 com um bilhão a mais de barris de petróleo por ano, subindo para 2,8 bilhões. Não é para tomar ou ocupar, mas para vigiar esse território`.
O professor da National War College, de Washington, Frank Mora, acha que `a reação emocional da América Latina é compreensível ante o histórico de intervenções militares dos Estados Unidos na região`.
Elio Gaspari
Elio Gaspari, com sua autoridade interna e externa, concorda:
`O professor John Coatsworth, da Universidade de Colúmbia, ensina que, entre 1898 e 1994, os Estados Unidos ajudaram a derrubar 41 governos latino-americanos. Um a cada 28 meses. As intervenções militares diretas foram 17. No Brasil, a primeira intervenção americana ocorreu em 1864, com o seqüestro de um vapor confederado no porto de Salvador`.
O comandante da IV Frota será o contra-almirante Joseph Kernan, especializado em táticas de guerra nos mares e membro do US Navy Sea Air and Land, a elite naval norte-americana. É um oficial com grande currículo nas técnicas de guerra submersa e no treinamento de homens-rãs.
Helio Duque
Meu colega de Bahia e de Câmara, o professor e ex-deputado Helio Duque, do Paraná, me chama a atenção para esses depoimentos e adverte:
1 - `A reativação da IV Frota recoloca na vida brasileira uma questão em que os últimos governos, inclusive o atual, foram negligentes e irresponsáveis: o sucateamento das Forças Armadas. O general Durval de Andrade Nery, do Cebres (Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos), estudioso e competente, vem alertando para o descaso no reaparelhamento modernizador das estruturas militares, fundamentais para a soberania nacional. As restrições orçamentárias chegam à irresponsabilidade`.
Durval Nery
2 - `Com sua visão de estrategista, o general Andrade Nery observa o currículo desafiador do comandante da IV Frota: foi chefe da Força Seal, grupo de elite da Marinha norte-americana, considerado o mais avançado para missões supersecretas. Em 2001, na invasão do Afeganistão, comandou a Operação Liberdade Duradoura. Dois anos depois, liderou, em 2003, na invasão do Iraque, a batizada Operação Liberdade. É um lobo do mar`.
3 - `Quem melhor definiu os objetivos da IV Frota e seu comandante foi o almirante James Stavridis, do Comando Sul:
- Ele é o homem certo para as tarefas desafiadoras da região`.
Sebastião Nery (jornalista)
Publicado originalmente: Tribuna da Imprensa, 07/08/08.

Nenhum comentário: