quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lula lembra Getúlio e JK e afirma que “a elite não admite que se governe para os pobres”

 

Ex-presidente recebe título de Cidadão Paulistano e Medalha Tiradentes

O ex-presidente Lula recebeu na noite de segunda-feira (21), na Câmara Municipal de São Paulo, o título de Cidadão Paulistano. Na ocasião ele recebeu também a Medalha Anchieta. A iniciativa do título foi do vereador Alfredinho e da medalha, do vereador José Américo, ambos do PT. Milhares de pessoas lotaram as dependências da Câmara e a área em frente ao prédio do legislativo paulistano. Estiveram presentes ao ato políticos de todo o Brasil. Palavras de ordem foram entoadas e algumas canções homenagearam o ex-presidente.

Em seu discurso, bastante emocionado, Lula agradeceu a homenagem e disse que tem muita honra em receber o título de cidadão paulistano. Ele lembrou que “a elite brasileira não admite que se governe para os pobres”. “Eles obrigaram o presidente Getúlio a se matar”, destacou. “Getúlio governou o país por 15 anos com mão firme e, depois, quando ele foi eleito democraticamente pelo povo, obrigaram-no a se matar. O João Goulart, que foi eleito democraticamente como vice e depois assumiu constitucionalmente, também foi afastado do governo”, lembrou. “Eu não vou me matar e nem ser obrigado a fugir do país. Se quiserem alguma coisa comigo vão ter que enfrentar o povo nas ruas”, disse. “Na verdade, vamos ser claros, o que eles tentaram em 2005 foi um golpe. Mas tiveram que recuar”, afirmou. “Recebo o prêmio como um carinho destinado a todos os nordestinos que vieram para São Paulo, que ajudaram a construir a cidade e nela encontraram oportunidades, e hoje são pais, avós e bisavós de paulistanos”, disse.

Discursaram também a senadora Marta Suplicy e os vereadores proponentes das homenagens. O vereador Alfredinho lembrou que, como Lula, também veio do Nordeste. E que lá no interior do Piauí, na casa de seus avós, há quadros dos padroeiros da região, do padrinho Padre Cícero e também de Lula. Já José Américo ressaltou que Lula foi o responsável por elevar a autoestima do povo e por fortalecer o sentimento de nação entre os brasileiros. “Com você, Lula, os brasileiros passaram a ter mais orgulho do Brasil”, afirmou Américo, sob aplausos da platéia.


Nenhum comentário: