terça-feira, 1 de maio de 2012

202 milhões de desempregados no mundo

Por Altamiro Borges

Na véspera das manifestações do 1º de Maio, a Organização Internacional do Trabalho divulgou hoje (29) um estudo que justifica a realização de combativos protestos no mundo inteiro. A OIT prevê que, até o final deste ano, o número de desempregados  deverá passar de 202 milhões – um aumento de seis milhões em relação a 2011.

Segundo o relatório, a taxa de desemprego deverá crescer 6,1% em 2012 e 6,2% no ano seguinte. Ela decorre do agravamento da crise econômica capitalista, principalmente nos países centrais do sistema. “O déficit de empregos caminha em paralelo a um déficit prolongado de investimentos, outro sinal de que a crise entrou em uma nova fase”, afirmam os técnicos da organização.

A OIT também criticou as políticas de “austeridade” impostas pelos governos neoliberais, principalmente na Europa. Para salvar os banqueiros, eles arrocharam os trabalhadores e causaram vertiginoso aumento das demissões. Ainda segundo o organismo, a situação também é preocupante dos EUA e no Japão. Em dois trechos, o relatório de 109 páginas da OIT faz elogios ao Brasil, que reduziu seus índices de desemprego e informalidade no trabalho.

Nenhum comentário: