quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O VALE TUDO ELEITORAL

Minhas declarações na Bahia foram deturpadas... Fiz uma palestra para sindicalistas do setor petroleiro e concedi uma entrevista na 2ª feira (ontem, 13.09) em Salvador.


Minhas declarações na Bahia, porém, foram completamente deturpadas e tiradas de contexto.

Fiz uma crítica ao papel que a mídia vem desempenhando nestas eleições, com cobertura claramente orientada a prejudicar a campanha de Dilma Rousseff. Uma intervenção feita em tom de ironia, ao tratar do tema, foi tirada de contexto e apresentada como opinião minha. O que disse foi que é um absurdo os barões da imprensa acusarem o governo e o PT de desejarem limitar a liberdade de imprensa, quando o verdadeiro delito antidemocrático está na violação de todas as regras de equilíbrio e objetividade ao longo da atual disputa presidencial.

Durante a palestra, como em toda minha vida, defendi plenamente a liberdade de expressão e de imprensa. O que não podemos admitir é que um punhado de empresas monopolistas passe a funcionar como linha auxiliar dos partidos conservadores, manipulando descaradamente as informações e os fatos.

Outra interpretação absurda da minha fala diz respeito aos senadores José Sarney e Renan Calheiros. Ao comentar que o PSDB e o DEM tentavam desestabilizar a relação do PT com o PMDB, observei que não é possível acreditar que a oposição seja ética. Ou seja, essa observação não fazia referência aos nossos aliados.

Para completar, até mesmo minhas declarações sobre Dilma e o PT foram deturpadas. Eu disse que a eleição de Dilma representa um esforço coletivo ainda maior do que a do presidente Lula. Apenas a força histórica de nosso partido e seus aliados poderia permitir a construção de uma alternativa que empolgasse o país nas primeiras eleições presidenciais pós-redemocratização nas quais o atual mandatário não tem seu nome na urna.

Não é possível acreditar em tantas confusões. Mais uma vez estamos diante do vale tudo eleitoral.

JOSÉ DIRCEU

Nenhum comentário: